quarta-feira, 30 de setembro de 2015

CINCO SENTIDOS PARA O AMOR



O corpo humano.

Uma maravilha criada por Deus para atender à nossa necessidade da vida na matéria.

Máquina perfeita que nos permite interagir com tudo que nos rodeia neste planeta.


Através da olhos conseguimos enxergar a natureza esplendorosa que nos mostra paisagens dignas de  incansável contemplação.


Mas o que mais nos sensibiliza e emociona, é que conseguimos ver os olhos das pessoas a quem amamos.

Nossos ouvidos nos possibitam a oportunidade de ouvir o canto dos pássaros, o agradável som das águas nos rios e cachoeiras, as músicas inesquecíveis que nos acariciam a alma.


Mas, dentre tudo aquilo que gostamos de ouvir, nada nos traz tanta alegria, tanta felicidade ao nosso coração, do que ouvir a voz daqueles que amamos.

Nosso sentido do olfato nos permite que sintamos o aroma das flores, da natureza, os aromas da vida.


É tão "mágico" que alguns aromas relacionados à episódios importantes da nossa vida ficam registrados durante toda nossa existência.  
Basta sentir aquele cheiro e nos recordamos imediatamente do evento ocorrido há décadas.

Mas, dentre todos os cheiros captados pelas nossas narinas, nenhum é tão especial quanto o cheiro da pessoa amada.

Nosso paladar nos coloca em contato com o gosto das coisas. E nossa necessidade de alimentação torna-se prazerosa, nos proporciona sensação de bem estar.


Mas, é através também do paladar que temos a oportunidade de registrar aos nossos sentidos toda a sublimidade do sabor de um beijo apaixonado.

Nossas mãos, este maravilhoso e perfeito instrumento de interação com a matéria que nos circunda, nos possibilita a oportunidade do labor diário para nosso sustento, nosso principal mecanismo de sobrevivência.


No entanto, nada é mais sublime do que as mãos de uma mãe ao afagar um filho, ou a sensação mágica de dar as mãos à pessoa que amamos.


Assim, o tato também  é a porta de entrada e de saída das nossas mais profundas emoções e sentimentos.

Desta forma podemos facilmente concluir que todos os nossos sentidos (e aqui falamos somente dos cinco sentidos físicos) são instrumentos potenciais para a disseminação do AMOR.


Nossa pequenez diante desta percepção muitas das vezes nos impede de percebermos isso e assim desperdiçamos oportunidades maravilhosas de compartilharmos este, que é o mais sublime dos sentimentos.




                                                                                                                                                                                                 (Viajante Transcendental)


terça-feira, 29 de setembro de 2015

COMPARTILHANDO A SUBLIMIDADE DO CITAR INDIANO DE ALBERTO MARSICANO


AUTOMOLESTAÇÕES



A mente, que é a verdadeira sede da nossa individualidade, o mecanismo de manifestação do espírito (e independe do corpo físico) ė senhora absoluta das nossas vidas.

Tanto na situação de espírito encarnado, quanto no estado de erraticidade (assim denominamos a condição em que o espírito encontra-se destituído do corpo físico  e vive no Plano Espiritual), a mente sempre será a detentora do poder absoluto sobre a individualidade do ser.


E durante nossa jornada evolutiva, estagiando por diferentes corpos e condições físicas, psicológicas, sociais, geográficas, etc., ocupamos incontáveis posições perante a sociedade e o universo que nos rodeia.


Todas essas posições exigem de nós diferentes aprendizados, diversificadas posturas e os mais variados comportamentos.


Aí está a essência do aprendizado, se temos dificuldades diante de algumas dessas situações é porque, justamente ali, está a oportunidade de aprender algo novo pra nós.


Entretanto, diante de algo novo, de um aprendizado diferente, de uma situação inédita para nós, muitas das vezes criamos uma extremada apreensão, uma ansiedade desmedida, uma insegurança incontrolável, que nos faz muitas das vezes até perder a oportunidade do aprendizado e do crescimento que ele nos proporcionaria.


Nestes casos, se não buscarmos  o auto-equilíbrio, se nossa mente não for disciplinada e redirecionada para o foco que almejamos, entraremos em um quadro de automolestação.

Seremos vitimados por sentimentos e emoções criados por nós mesmos.

Mister se faz, nestes momentos, refletir sobre a situação, reavaliar nossa postura frente aos fatos, tomar providências para corrigir e direcionar nossas energias e vibrações buscando o equilíbrio.

Isso requer humildade e aceitação da nossa condição de espíritos ainda imperfeitos, que lutamos para se desprender das amarras de nosso pretérito delituoso.

Não é fácil.


Mas se o fosse, onde estaria o aprendizado?


(Pirilampo)

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

TERRENO DAS EMOÇÕES



Ao longo dos dias que permeiam nossa caminhada, somos acometidos das mais diversificadas sensaçôes, de variada mescla de emoções e de múltiplos estados de espírito.

O termômetro do nosso humor e bem estar, da nossa alegria interior, pode variar de estados de euforia intensa à momentos depressivos em fração de segundos, dependendo da situação.

Podemos, por exemplo,  ficar eufóricos por uma conquista no terreno sentimental, uma ação bem sucedida no campo das atividades profissionais ou uma atitude benemérita no âmbito social.

Este sentimento se manifestará em nosso ser como ondas de bem estar, proporcionando prazer e deixando-nos sensíveis  ao envolvimento espiritual com irmãos desencarnados que, vibrando na mesma freqüência, potencializarão este padrão vibratório contribuindo para que possamoa manter este estado de espírito.

Entretanto, como espíritos ainda imperfeitos que somos, muitas das vezes jogamos por terra esta conquista diante de um simples tropeço na nossa caminhada.

Um comentário que apresente discordância das nossas opiniões.

Um detalhezinho ou outro que conflite nossas relações.

Um fato que ocorra em desacordo com nossos planos.

A quebra de expectativa diante de um projeto que não transcorreu cem por cento conforme almejávamos.

Tudo isso é motivo para que as nuvens negras da preocupação, da ansiedade, do pessimismo e do azedume se instalem imediatamente na nossa corrente mental.

Passamos a fixar agora, os pensamentos negativos e as idėias derrotistas. Nosso padrão vibratório cai, perdemos a sintonia com os amigos espirituais que nos auxiliavam no nosso equilíbrio.

Vibramos em frequência mais baixa e este é o convite aos irmãos desencarnados desequilibrados, que se aproximam de nós potencializando a onda negativa que nos acomete.

Se estamos mal, somos levados cada vez mais para o fundo do poço.
Para sairmos deste estado de prostração espiritual onde o negativo impera, será necessário que neutralizemos esta carga com atitudes que agreguem energias positivas ao nosso ser.

O passe na casa Espírita.

A prece devotada e sincera.

As conversações e leituras edificantes.

A prática do bem.

Somente desta forma conseguiremos sair do abismo onde acabamos por nos lançar por conta da nossa imprevidência.
A reação precisa  ser rápida, efetiva e disciplinada. Se não formos ágeis, correremos o risco de cairmos nas malhas da depressão e dos dolorosos processos obsessivos.

Cristo, quando nos recomendou: "Orai e vigiai" ao mesmo tempo que nos alertava, já nos orientava para o eficaz  antídoto capaz de nos livrar das mazelas produzidas por nós próprios, contra nós mesmos.
Sigamos portanto, as orientações do mestre.

Pirilampo

sábado, 26 de setembro de 2015

DOUTRINA ESPÍRITA, A TERCEIRA REVELAÇÃO




A Doutrina Espírita, codificada pelo Mestre de Lyon, não foi criação de uma mente só, não foi idealizada apenas por uma pessoa, não tem um “Fundador”.
Através da universalidade das comunicações obtidas em diversas partes do planeta, sob a condução do Espírito da Verdade, os conceitos da Doutrina Espírita foram todos ditados pelo Plano Espiritual.

Portanto, a Doutrina Espírita, no seu tríplice aspecto (Ciência, Filosofia e Religião foi codificada por Kardec, mas Kardec não foi o “fundador” do Espiritismo, como se ouve falar entre aqueles que desconhecem a Doutrina.
Como Terceira Revelação, a Doutrina Espírita veio estimular as criaturas a restabelecer o Cristianismo Redivivo na sua essência, destituído de todas as deturpações que lhe foram impostas por dogmas, crendices e cultos exteriores, durante sucessivos séculos.

Como fé raciocinada, livre de constituição clerical, de rituais litúrgicos, de práticas sacramentais, de indumentárias e posturas dogmáticas, a Doutrina Espírita surge como o Consolador Prometido por Jesus, desvendando os véus do misticismo e preparando as consciências humanas para uma nova era da humanidade.

Revela-nos os espíritos, que o momento de transição do planeta Terra, da condição de Mundo Primitivo para um Planeta de Provas e Expiações se deu, justamente com a vinda de Jesus Cristo.

Agora o planeta avança para mais um passo na sua evolução, para tornar-se um Planeta de Regeneração.

É indiscutível que a Doutrina Espírita traz consigo a importante missão de preparar a humanidade para que possam ter o conhecimento e o acesso às verdades necessárias, no momento em que este processo de evolução do orbe terrestre se consolidar.

Os espíritos nos esclarecem e alertam que o processo já se iniciou, que espíritos com condições evolutivas mais elevadas já estão encarnando aqui há décadas, com o objetivo de apoiar neste processo.

Por tudo isso, nós Espíritas, trabalhadores da última hora, precisamos nos dedicar cada dia mais neste mister.

Propagar os conhecimentos da Doutrina Espírita, divulgar os princípios que professamos e principalmente, mostrar através do exemplo, o quanto a fé nos princípios Espíritas nos faz melhores é a nossa grande missão.

Para isso precisamos abandonar velhos hábitos enraizados no nosso espírito.

Precisamos deixar de lado o orgulho, a vaidade, os melindres e queixumes tão frequentes, mesmo nas atividades nos Centros Espíritas e arregaçar as mangas.
Se formos esperar um Centro Espírita perfeito, que não tenha nenhum problema, para podermos trabalhar, com certeza não será aqui neste planeta que conseguiremos trabalho.

Se criarmos a expectativa de encontrarmos apenas irmãos de ideal laureados pela perfeição e colocarmos isso como premissa para assumirmos atividades nas casas Espíritas, então não será nesta encarnação que assumiremos a responsabilidade da fé com obras.

O dia é hoje.

A hora é agora.

O momento é este.

E tenhamos a certeza de que estamos no lugar certo e rodeados também pelas pessoas certas, para assumirmos a nossa grande responsabilidade perante nós mesmos.

A responsabilidade de crescer em conhecimento e sentimento.

A responsabilidade de compartilhar aquilo que aprendemos com o nosso próximo.

Não será pelo “rótulo” de Espíritas que nos tornaremos melhores, mas pela prática incansável do bem e pela aplicação dos exemplos deixados pelo nosso Mestre Maior que nos disse:
“ Meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem”.

Pirilampo



sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A TOCHA

Quanto você está no escuro e tem a iniciativa de clarear o caminho para alguém, ao acender a tocha o primeiro a ser iluminado será você.
Com a tocha na mão, quem terá maior proximidade com a luz será você mesmo. Se alguém observar de longe, somente enxergará à você, envolto no halo de luz.

Os outros, embora guiados pela sua luz, não se beneficiarão dela tanto quanto você.

O contrário também é verdadeiro, se você resolver apagar a tocha.

Com a tocha na mão (mais iluminado portanto) suas pupilas estarão menos dilatadas, e ao apagá-la, você será o mais atingido, pois ficará momentaneamente cego, até que as pupilas de adaptem com a falta de luz (e neste momento pode tropeçar, cair e se machucar).

Os demais, na semi-escuridão, não terão essa dificuldade, pois seus olhos já estarão mais habituados com a falta de luz. A decisão é acender a tocha e mantê-la acesa é somente sua. ... e de apagá-la também ...

Nosso desafio é manter este dia REALMENTE ILUMINADO, com a minha, a sua, as nossas tochas. Que nosso combustível seja a alegria, a esperança, a fé, a perseverança, a amizade, o otimismo, o amor.

E que a CHAMA MAIOR que alimenta nossas tochas diariamente, possa nos auxiliar a mantê-la acesa mesmo com ventanias, tempestades, chuva fria e umidade excessiva.

Pouco importa o nome que você dá a esta CHAMA MAIOR (eu chamo de Deus), o que importa é que ELA EXISTE (mesmo que você não se importe, não se lembre ou não acredite nela).

QUE TENHAMOS TODOS, UM DIA ILUMINADO!

Pirilampo

A EMPREITA DO BEM

Passeava um ancião por uma trilha, no interior de um lindo bosque. 
Levava junto seu neto, um garoto de aproximadamente 10 anos. 

O menino, acostumado com a vida na cidade e criado dentro de um apartamento, tinha pouco contato com a natureza. 

Extasiava-se com a beleza das flores, dos pássaros e das árvores frondosas, enchia os pulmões de ar e comentava sobre o "perfume da natureza" com alegres gargalhadas. 

O avô caminhava devagar mostrando cada detalhe e explicando minuciosamente tudo aquilo que o neto perguntava. 

Notava, entretanto, que o garoto, ao ver uma formiga pisava em cima, ao enxergar um besouro, de pronto o esmagava com os pés, e o fazia naturalmente, sorrindo, enquanto curtia a natureza exuberante daquele lugar. 

Fazia aquilo de forma autômata, sem demonstrar sadismo ou má intenção, fazia naturalmente e aparentemente sem nenhuma pretensão. 

Ao observar a postura do neto, o dedicado avô interrompeu a caminhada, sentou-se perto de uma nascente com ele e preparava-se para tomar água ali, quando notou um pequeno inseto afogando-se numa poça. 

Sugeriu ao neto que pegasse uma folha e oferecesse ao bichinho, para que ele subisse nela e se salvasse. 

O menino o fez, pegou uma folhinha, colocou próximo do inseto, que de pronto subiu nela. 

O garoto colocou a folha no chão e o inseto começou a andar, refazendo-se aos poucos do afogamento que certamente o levaria à morte. 

Já tinha andado uns trinta centímetros, e o garoto o observava, quando o avô disse ao neto:

- Agora pise nele! Mate-o. 

O garoto, assustado, de pronto retruca o avô.  - Não vovô, não farei isso! Por que matar o pobre bichinho, se acabei de salvá-lo? 

O experiente avô abraça o neto, beija seu rosto, olha nos seus olhos e diz:

- No caminho, observei que você pisou propositalmente em diversos insetos. 

Você os matou sem necessidade, por que se recusa a matar este? 

O menino responde: 

- Porque este fui em que salvei. 

E o ancião arremata:

- Pois a partir de agora passe a salvar todos eles , da sua ameaça de serem pisoteados. 

Ambos se abraçaram e o garoto entendeu a lição do avô. 

Na nossa vida também é assim.

Muitas das vezes pisoteamos, espezinhamos nossos irmãos, principalmente aqueles que se encontram em situações menos favorecidas que a nossa e nem nos damos conta disso, fazemos de forma automática. 

Até um dia em que temos a oportunidade da prática do servir e ao vivenciarmos o prazer que isso nos proporciona, mudamos nossa postura. 

Somente percebemos isso na prática, as teorias são ineficazes neste caso. 
Portanto, não podemos postergar nossa decisão na empreita do bem. 

A hora é agora!

 Pirilampo

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A FERA ENJAULADA DENTRO DE NÓS

A vida nos apresenta diariamente um campo de provas, onde somos submetidos o tempo todo aos testes necessários para avaliar nosso aprendizado.

Nosso estágio evolutivo ainda é tão incipiente que muitas das vezes nos esforçamos dias, semanas, meses, para manter nosso padrão vibratório elevado e nosso controle emocional equilibrado. Buscamos boas leituras, assuntos edificantes, conversações positivas, posturas adequadas perante a vida e adoção de práticas voltadas para o bem.

E enquanto tudo está bem, nada nos ofende ou perturba.

Se nada dá errado, ficamos equilibrados, calmos e controlados.

Passamos até a impressão, para quem está ao nosso lado, de que conseguimos avançar na nossa escala evolutiva dos sentimentos e que atingimos o equilíbrio, tão necessário para uma vida saudável. Mas....basta algo dar errado.
Basta que algo nos incomode ou contrarie.

Basta que alguém ou alguma situação ameace afrontar nosso ego, e conteste nossa condição de "senhor absoluto da verdade", que jogamos, muitas das vezes, nosso esforço de meses, por terra. Neste momento, abrimos a jaula do nosso autocontrole e soltamos a fera que com muito custo temos mantido presa.

E esta, quando solta, ruge alto para mostrar força e poder.

O rugido estimula que as demais feras que encontram-se também presas nas jaulas alheias sejam soltas.

E aí a sensatez desaparece.

O equilíbrio se esvai.

O orgulho, a vaidade, a impaciência e a intolerância, comandadas pela azeda presunção, tomam conta da situação.

O caos mental se estabelece.

O organismo responde disparando cargas de adrenalina na corrente sanguínea, a respiração fica ofegante, os olhos se esbugalham e ficam vermelhos, não se ouvem mais vozes, apenas gritos.

E o " homem fera' nestes momentos, mostra quem realmente ele é.
Nestes momentos, basta uma fagulha para que o fogo da insensatez incendeie a mente e sejam cometidos os temíveis disparates da agressão física, muitas das vezes com consequências dramáticas. Passada a crise, o corpo afetado pela excessiva dose de adrenalina e pelas tensões musculares exigidas, padece as consequências.

A cabeça dói.

O estômago se ressente.

O coração se angustia.

A mente se volta à introspecção, remoendo e revivendo o episódio.

O sono fica prejudicado.

O apetite é comprometido.

A vitalidade, o sorriso, o bom humor e a alegria são lugar a estados depressivos.

Quando a fera volta para a jaula, a razão então atrofiada, pisoteada pela presunção, vai retornando aos poucos ao domínio da situação.
O sentimento ė de frustração.

E aí o indivíduo observa que tudo o que foi conseguido ao longo de meses de exercícios, meditações, leituras, esforços na obtenção do autocontrole foi-se por água abaixo.

O prédio do autocontrole, que estava sendo construído com muito custo, sucumbiu à primeira tempestade.

Ainda não estava forte o suficiente para resistir sequer ao primeiro teste.
Resta ao ser humano encarnado, ainda insignificante e frágil na sua necessária evolução, a retomada das rédeas da razão e do seu autoconhecimento, do domínio de seus impulsos.

Faz-se mister a reflexão sobre o insucesso da sua empreita.

E a perseverança em começar tudo de novo e não desistir jamais da sua missão de seguir adiante na busca do essencial.

Pirilampo

terça-feira, 22 de setembro de 2015

VIDAS PASSADAS

Ė comum encontrarmos entre os simpatizantes da Doutrina Reencarnacionista, pessoas que se ocupam em buscar informações sobre suas vidas pregressas.
A curiosidade sobre o que foi ou quem foi em vidas passadas alimenta sua curiosidade tomando boa parte do seu tempo em pesquisas e inquirições sobre o assunto.
Alguns partem até mesmo para as chamadas RVP (Regressões às Vidas Passadas), tamanha sua ânsia por satisfazer suas curiosidades.
Outros acabam vitimados por informações frívolas oriundas de espíritos zombeteiros, descompromissados com a verdade e sucumbem nas armadilhas da ilusão e da fantasia.
Se queremos saber quem fomos e o que fizemos no ontem, basta observarmos o hoje.
As nossas tendências e inclinações certamente nos mostrarão inequívocos traços de personalidade que retratarão com fidedignidade o que fomos e ainda somos.
 Portanto, mais importante do que saber que identidade tivemos, a nossa busca deve ser sempre no sentido se identificar o que ainda trazemos no nosso ser, das imperfeições adquiridas no passado. Consciente dessas imperfeições, nosso desafio maior será sempre o esforço em extirpá-las do nosso espírito, para avançarmos na busca do essencial.
 Ocupemo-nos, portanto, nessa busca e deixemos de lado as curiosidades frívolas que nada agregam ao nosso processo de burilamento.

(Pirilampo)

MAUS HÁBITOS


A nossa maior dificuldade como seres encarnados, espíritos endividados que somos, é nos livrarmos de alguns maus hábitos enraizados no nosso ser.
O orgulho, como pai de todos eles, é o primeiro que necessita ser extirpado, pois como erva daninha, se alastra e abafa nossas tentativas de avanço. A maledicência, os comentários levianos, a chacota e o deboche nos envenena o verbo.
O ódio e suas ramificações na figura do rancor, da raiva e da mágoa, ateia fogo aos nossos próprios corações.
A indiferença com as mazelas alheias, a insensibilidade diante do sofrimento do próximo, congela nosso sentimento de solidariedade e nos torna frios e calculistas.
O egocentrismo nos faz sentir grandes e importantes, estimulando a chaga do egoísmo, que corrói nossas entranhas, afastando-nos dos irmãos que marcham conosco.
E juntos, todos estes sentimentos nos levam à posturas que emperram nosso crescimento, impedem nossa evolução.
O melhor antídoto contra todos estes males já nos foi mostrado por Jesus e se chama AMOR.
O AMOR incondicional à Deus e ao nosso próximo, exemplificado pelo meigo Rabi da Galiléia é o norte, a bússola que nos levará à redenção.
 Creiamos nisso e exercitemos à cada segundo os Seus exemplos, se queremos nos livrar das imperfeições que nos escravizam.

(Pirilampo)

A FLORESTA


Caminhava um homem por uma densa floresta, numa manhã ensolarada de outono.
Enquanto caminhava, se deliciava com os aromas das flores por ali espalhadas, se encantava com o canto dos pássaros.
Ficava maravilhado com os raios de sol, que atravessavam por entre a copada das árvores e caminhava feliz.
Estava feliz e com o coração aberto àquele precioso contato com a natureza.
Mais atrás vinha outro homem, pelo mesmo caminho, naquela mesma floresta.
Este lançava impropérios porque acabara de enroscar o pė em uma raiz, cujo desequilíbrio quase o derrubara.
Reclamava porque galhos espinhosos o ameaçavam à cada momento.
Ao passar por uma nascente acabou sujando suas botas de barro, soltando palavrões e denotando grande azedume.
Ao transpor aquela mata, ambos se encontraram em um lindo campo verde e florido.
O primeiro respirava profundamente aquela atmosfera perfumada, com semblante leve, sorriso no rosto, a felicidade lhe transbordava pelos poros.
Estava feliz e em perfeita sintonia com aquela natureza exuberante e nutritiva.
O segundo ocupava-se em limpar o barro das botas na grama, passar repetidamente as mãos pela roupa para retirar as pétalas das flores e as folhas que caíram sobre ele.
Este, com a respiração ofegante, tinha o semblante carregado, os músculos tensionados, sentia dores no corpo e somente dirigia palavras de baixo calão ao se referir àquela mata pela qual acabara de passar.
Assim é a vida.
Estamos todos tendo a oportunidade de atravessar esta mata que nos oferece, em meio aos espinhos, aos tropeços e à lama, também flores, paisagens coloridas, atmosfera perfumada.
Está em cada um de nós a decisão sobre onde colocaremos nosso foco.
E nossa felicidade, nossa qualidade de vida estão diretamente relacionadas à esta escolha.

(Pirilampo)

SER FELIZ


Eu optei por ser feliz.
Ser feliz independentemente dos problemas reais pelos quais eu passo diariamente.
Ser feliz independentemente ainda, dos problemas pelos quais eu sofro apenas imaginando que passarei por eles.
Optei por ser feliz embora as coisas não caminhem como eu gostaria, embora eu não tenha tudo aquilo que almejo, embora tudo na minha vida precise ser conquistado às duas penas.
Optei por ser feliz mesmo trabalhando muito e ganhando pouco, mesmo sonhando demasiado e realizando apenas uma pequena parcela do que sonho..
E eu optei por ser feliz mesmo não trabalhando com aquilo que sonhei em criança.
Ser feliz mesmo que viva momentos de tristeza.
Ser feliz mesmo que me veja em alguns momentos desanimado.
Optei por ser feliz no momento em que resolvi não abrir meu coração e minha mente para as coisas negativas.
Optei por ser feliz quando comecei a olhar para baixo e para trás e perceber quantos não dariam tudo para estar no meu lugar.
Mas, meu sentimento de felicidade me invadiu mesmo, quando tomei a iniciativa de servir.
Quando tomei a decisão de me envolver como voluntário em trabalhos sociais voltados às pessoas carentes.
O sentimento de felicidade que me estremece a alma e me causa arrepios de emoção, vem quando entrego um copo de café a um irmão esfomeado que dormiu na calçada e ele sorri para mim.
Meus olhos se lacrimejam e sinto calafrios de emoção, quando, na ronda noturna, me acerco de um irmão que com suas roupas carcomidas, suas mãos enegrecidas pela sujeira das calçadas, seus cabelos desgrenhados e sua barba por fazer, me estende a mão e me oferece um sorriso de agradecimento e me diz: -“Deus lhe pague !”
E eu sempre digo:
- “Já pagou irmão, e pagou adiantado.
Pagou muito mais do que eu mereço, portanto você não tem do que me agradecer.
Não faço mais que minha obrigação !”
Optei por ser feliz.
E descobri que a fonte da minha felicidade vem das vibrações positivas que recebo, todas as vezes que minhas iniciativas, mesmo que tímidas e limitadas, me colocam na posição de servir. (...)

Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 38 Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? 39 Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?' 40 "O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'. (Mateus 25: 37-40)

(Viajante Transdendental)

PÁGINAS EM BRANCO


Mais uma segunda-feira. Mais uma semana se inicia.
Mais uma página em branco no livro das nossas vidas para preenchermos.
Ao abrir o livro e ver a página em branco, temos duas opções que podem alterar profundamente a nossa história de hoje.
A primeira opção é mergulhar na nuvem cinzenta do desânimo, no mar revolto das lamentações, no redemoinho da revolta, na lama do pessimismo, no abismo do derrotismo.
Esta é a opção mais fácil.
De cada dez pessoas que você encontrar, nove certamente estarão neste estado de espírito.
Ser influenciado por elas e se entregar é só uma questão de segundos.
A segunda opção, entretanto, esta é mais difícil e requer vontade e disciplina.
Nela devemos substituir a nuvem cinzenta do desânimo pela luz da fé.
Precisamos trocar o mar revolto das lamentações pelo lago tranquilo e cristalino das palavras altruístas.
Necessitamos ficar distantes do redemoinho da revolta, alimentando pensamentos de esperança.
A lama do pessimismo, esta devemos neutralizar com palavras e atitudes de otimismo e alegria. Quanto ao abismo do derrotismo, basta olhar para baixo para perceber quantos nele já se despencaram.
O segredo é ter cautela, passar longe, ou simplesmente passar sobre ele utilizando as pontes da automotivação, da perseverança no bem, da firmeza de propósitos e da certeza de todo universo conspira a nosso favor, quando alimentamos nosso espírito com a atitudes voltadas para o bem.
E não podemos nos esquecer nunca de que não estamos sós.
Existe uma Força Superior que é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas.
E Ele está no comando de tudo e de todos.
Que tenhamos uma excelente segunda-feira e uma semana repleta de realizações, pois JUNTOS SOMOS FORTES. Muita PAZ, muita LUZ e que ao ler mais esta página da nossa vida, no final do dia de hoje, possamos ficar felizes e realizados com o que “escrevemos”.

(Pirilampo)

O FARDO PESADO


 Às vezes me surpreendo a refletir sobre as dificuldades que a vida nos oferece, na cansativa luta pela sobrevivência.
Carregar a responsabilidade de sustentar uma família é um fardo pesado, as preocupações com o correto direcionamento na educação dos filhos, enquanto crianças e adolescentes é uma constante preocupação.
E a preocupação não termina quando eles se tornam adultos, porque filhos serão sempre filhos, independentemente da idade ou do estado civil.
Com o passar do tempo e o avançar das primaveras, chega um momento que você começa a desejar que este fardo saia das suas costas, para conseguir caminhar mais leve, mais despreocupadamente. Você sente necessidade de uma pausa, de um descanso, de uma trégua.
Então você espera ansiosamente pela sua aposentadoria, anseia pelo sossego, deseja descansar de toda esta “maratona”, almeja um cantinho para o “descanso do guerreiro”. Mas antes mesmo deste momento chegar, presenciando a postura dos amigos que já se aposentaram antes de você, você observa que nem todos estão felizes.
O momento do descanso, ao invés de colorir a vida e trazer felicidade, acaba proporcionando ócio, desânimo, frustração e alguns casos mais graves, até mesmo a temida depressão.
E então você se pergunta, qual é o motivo de tamanha discrepância ?
Ao avaliar com cuidado, perceberá que a inatividade é a maior responsável por este estado de espírito.
O espírito precisa de atividade, ação, movimento.
E como a água, que se em movimento é capaz de gerar energia, vitalidade, proporcionar vida.
Parada, entretanto, só consegue acumular lodo, larvas, algas e gerar podridão.
Assim é a nossa vida.
Se hoje reclamamos do “fardo pesado da atividade”, estejamos certos de que este mesmo fardo que nos faz vergar o corpo, é o mais eficaz antídoto contra a “doença do século”, que se chama depressão. Procuro sempre me recordar disso, quando o fardo me parece muito pesado.

(Viajante Transcendental)

A CHUVA


Tempo amanheceu chuvoso. Ruas molhadas.
Cėu encoberto. Tempo escuro. E a chuva!
A tão esperada e abençoada chuva que anda tão rara ultimamente, veio enfim. Abençoada chuva que limpa o ar que respiramos.
Abençoada chuva que nutre as plantações e alegra nossos jardins, hortas, canteiros, gramados, árvores...
Que alimenta nossos reservatórios com a tão indispensável água que tanto necessitamos.
Olho pela janela e vejo o tempo feio, fechado, melancólico.
Mas vejo e ouço a chuva caindo.
Penso que na vida também é assim.
Muitas das vezes nos deparamos com cenários aparentemente nebulosos e dias sem a claridade que gostaríamos.
Nos deparamos com nuvens cinzentas e ameaças de tempestades.
Mas por detrás deste cenário, surge a água cristalina do aprendizado, da lição que necessitávamos para matar a sede do nosso conhecimento.
Assim como a água surge das nuvens escuras, nosso aprendizado muitas das vezes vem entre cenários nebulosos.
Nosso desafio é conseguir enxergar isso.

(Viajante Transcendental)

FELICIDADE

Se procuramos a felicidade nas coisas exteriores e a condicionamos à posse de bens materiais.
Se estabelecemos para nós como premissa para a felicidade, parâmetros baseados na conduta de outrem.
Se balizamos nosso estado de espírito exclusivamente por circunstâncias exteriores.
E, se procuramos ser felizes à custa do sofrimento do nosso semelhante.
Estejamos certos de que a tão almejada felicidade permanecerá distante de nós e será inalcançável. Isso porque a felicidade é um estado de espírito alcançado de dentro para fora e não de fora para dentro.
A felicidade precisa ser alimentada para que possa crescer dentro do nosso peito e este exercício necessita ser diário.
A PAZ de espírito oriunda do bem agir.
A prática da caridade e do AMOR ao próximo.
A vigilância diuturna dos nossos pensamentos, com vibrações positivas e otimistas.
O sorriso nos lábios, a gentileza nos atos, a ponderação no falar, a tentativa de ajudar sem julgar, a mansietude e a paciência.
São gotas de nutrientes que farão germinar em nós a semente da felicidade.
Se bem regada, ela crescerá e nos proporcionará a leveza que tanto almejamos na bagagem necessária à nossa caminhada.

(Pirilampo)

ESTUDO

Se deseja aprender com mais profundidade a doutrina religiosa que professa e que lhe impulsiona rumo ao progresso espiritual, ESTUDE.
Se anseia em colocar em prática o aprendizado adquirido, vivenciando a fé com obras, TRABALHE. E no seu cotidiano, não perca a oportunidade de crescer e aprender com os exemplos do seu próximo, para isso, OBSERVE.
Melhoremos nossa comunicação com as pessoas, buscando a trilogia abençoada que nos faz seguir adiante no aprimoramento pessoal. ESTUDO, TRABALHO E OBSERVAÇÃO.
E cresceremos sempre.

(Pirilampo)

SETEMBRO

Chegou setembro. O sol espalha seus raios cobrindo-nos de energia, de calor, de luz. Que esta energia possa revigorar nossa disposição de avançar na nossa jornada e que nada nem ninguém consiga nos desestimular na caminhada. Que este calor aqueça também nossos corações, estimulando-nos a doar o que temos de melhor e mais precioso, o nosso amor incondicional ao Criador e às Suas criaturas (nossos irmãos que nos rodeiam). E que esta luz ilumine nossos caminhos levando-nos pela estrada do bem, mostrando-nos a trilha da retidão, clareando as avenidas das virtudes. Que o Pai Maior derrame abundantemente suas bênçãos sobre cada um de nós, livrando- nos das armadilhas do orgulho, do egoísmo, da vaidade , da arrogância e da prepotência. Que o sentimento da caridade e da humildade possam brotar nos nossos corações para que aprendamos a amar o nosso próximo como a nós mesmos. E que Jesus, o Amigo Incondicional de nossas almas possa estar conosco nessa caminhada hoje e sempre. Assim seja!

LIVRO DA VIDA

Mais um dia. Mais uma página no livro da vida. Uma página em branco que competirá a nós preencher. Preencher com boas ações, com bons ensinamentos, boas práticas em prol do bem. Bons exemplos que possam nos elevar em favor do bem e das virtudes. Nosso desafio: hoje ser melhor do que ontem. Um bom dia a todos. Que Deus nos ilumine.

REEQUILÍBRIO

Coisa comum de acontecer. Você passa um final de semana prolongado, visita lugares bonitos, convive com pessoas bacanas, confraterniza-se, diverte-se, relaxa. Sai da sua rotina de cobranças, telefone tocando, problemas para resolver e vive momentos de alegria e descontração. Mas... como tudo que é bom passa voando, de repente você vê que acabou o final de semana (mesmo sendo prolongado com um feriado na segunda-feira) Você acorda meio “chateado”, com um pouco de “ressaca” dos momentos bons que viveu nos últimos dias, um pouco estressado com a expectativa do dia que vem pela frente e sobretudo com os problemas que surgirão e que você precisará enfrentar. É ruim mesmo ! Os mais radicais, sentem até mesmo uma “revolta” com a situação. A sensação, enfim, não é das melhores. Aí você se dá conta que, por mais estressante que seja, o seu trabalho é que lhe garante o sustento seu e de sua família. Aí você força sua mente para focar nisso, sobretudo enquanto tantos estão sem emprego. Olha em volta e percebe que as filas de pais de família em busca de emprego são constantes e longas. Toma consciência de que tem saúde, força e disposição para o trabalho. Observa, enfim, que está numa posição privilegiada frente à tantos irmãos que dariam tudo para estar no seu lugar. Seu coração se aquieta, sua mente começa a sentir serenidade, a “nuvem cinzenta” se desfaz... Você eleva seu pensamento para Deus e para as coisas positivas e agradece à Ele por mais um dia de vida. Se descuidarmos do reequilíbrio do nosso padrão vibratório, cairemos fatalmente nas malhas do desânimo, do pessimismo, do desalento e da acomodação, estados de espírito nefastos à nossa evolução. Por isso, ORAI E VIGIAI, como o próprio cristo nos recomendou.

SOMOS TODOS VIAJORES

Somos todos viajantes.
Viajamos nesta nau chamada Terra, com destino certo.
Tempestades ameaçadoras por vezes nos atormentam.
Noites escuras e amedrontadoras são comuns na nossa jornada.
Mares bravios sacolejam nosso barco, que periga adernar.
E seguimos adiante...
Muitas das vezes, sem uma bússola que nos mostre o norte, deixamos-nos levar sem sequer imaginar por onde navegamos.
Olhamos para todos os lados e só enxergamos a imensidão do mar.
Mas seguimos adiante...
Às vezes nosso coração se amargura e sentimos vontade de voltar ou de interromper a viagem .
No entanto nosso barco apenas segue à frente, não há retorno nem parada.
Nossa missão é seguir adiante, pois esta viagem é compulsória e necessária para nossa evolução. Nossas incertezas e ansiedades desaparecerão no dia em que tivermos a certeza absoluta e inabalável de que quem está no leme desta nau é nosso Pai Maior.
Com Deus no comando, sabemos que se fizermos a nossa parte, chegaremos ao nosso destino acumulando vitórias.
Com otimismo, com fé, com amor no coração e alegria estampada no rosto, vamos agradecer ao supremo Criador a dádiva da vida e o privilégio de ver mais um dia nascer e mais uma semana se iniciar.
Muita PAZ e muita LUZ ! Que Deus nos abençoe e nos proteja hoje e sempre.

(Pirilampo)

DOUTRINA ESPÍRITA


A Doutrina Espírita, codificada pelo Mestre de Lyon há mais de um século e meio, rasgou os véus da ilusão e despertou a humanidade para verdades incontestes.
Como " Doutrina Libertadora se Consciências", nos mostrou que o que rege nossas vidas são as implacáveis leis de Ação e Reação.
Quebrou mitos e crendices, libertou-nos do medo do temido inferno e suas penas eternas.
Como o "Consolador Prometido" nos mostrou que a vida não começa no berço e não termina no túmulo.
Que nossos entes queridos continuam vivos mesmo após o descarte do corpo físico.
Como "Terceira Revelação", veio complementar as lições do Cristianismo Redivivo, reforçando a nossa necessidade de amarmos ao próximo como a nós mesmos, com a máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.
Fé raciocinada, embasada na razão, a Doutrina Espírita tem nos libertado de mitos.
Eliminando o misticismo e a idolatria, vem contribuindo para que a humanidade prossiga no caminho da redenção, tendo Jesus à frente como guia e mestre.
Que possamos, através do estudo desta doutrina, iluminar nossos caminhos, pois a nossa jornada é a da perfeição.

(Viajante Transcendental)

PAZ INTERIOR


Acordei em paz após uma noite tranqüila de sono.
E para este dia tomarei alguns cuidados no sentido de não permitir que está paz não me seja subtraída.
Assim, não me envolverei em nenhum assunto que resulte em conversas inúteis e maledicentes.
Me absterei de críticas desnecessárias e contraproducentes.
Não permitirei que mágoas e melindres habitem meu coração.
Não abrirei espaço em minha mente para assuntos envolvendo crises e problemas conjunturais que não tenho como resolver. Não participarei de conversações pessimistas, derrotistas e negativas.
A PAZ que eu conquistei, não permitirei que ninguém a tire.

(Viajante Transcendental)

SOMOS MAIS FORTES DO QUE IMAGINAMOS


Corria o ano de 1980.
Eu servia o Exército no HCI de Itatiaia.
Com 19 anos, estava no vigor da minha juventude. Um belo dia fomos orientados a entrar em forma, logo de manhã após o café, com o uniforme de educação física.
Assim o fizemos e o 3° Sgt Valdeci nos informou que faríamos uma "corridinha mixuruca" até o SMI (outra unidade do exército na entrada do Parque Nacional de Itatiaia).
Seriam 10 km aproximadamente e os últimos 3 km com rampas muito acentuadas.
Ressaltou que uma viatura nos acompanharia para "recolher os frouxos" que não aguentassem. Informou, ainda, que a volta seria embarcada naquela mesma viatura.
Assim, após os aquecimentos e preparativos seguimos, vinte soldados comandados pelo Sgt Valdeci. No itinerário paramos em duas praças para "pagarmos 10 completas".
Dez flexões, dez pulinhos de galo e dez polichinelos, porque " a cadência não estava boa e tinha que melhorar".
A subida foi difícil, estávamos com as pernas doloridas e a respiração ofegante, mas ninguém foi para a viatura, mesmo com o sargento gritando o tempo todo: - "Se tiver algum frouxo aí, pode subir na viatura para não comprometer o ritmo da tropa"
Enfim chegamos.
Exaustos, arrebentados, pernas doloridas, mortos de cansados.
O sargento mandou que fizėssemos uns exercícios de relaxamento.
Liberou a tropa por 20 minutos, tomamos água, deitamos com as pernas para cima, descansamos. Precisamente 20 minutos depois, colocou a tropa em forma e disse: - Vocês estão de parabéns. Demonstraram persistência, se superaram na dificuldade, ninguém desistiu, a tropa chegou completa aqui, correndo comigo.
Todos nós estamos cansados, as pernas doendo e a maior vontade é subir nesta viatura para chegarmos logo ao quartel, tomarmos um bom banho e descansarmos.
Porém, eu tenho um desafio.
Vou voltar correndo, não vou subir na viatura.
Os que quiserem embarcar fiquem à vontade, podem sair de forma e subir na viatura.
Os que aceitarem o desafio de descer comigo, mantenham -se em forma. NINGUÉM SE MEXEU. Ele sorriu e disse: - Esses são meu soldados!
Antes de sairmos, orientou que se alguém "afrouxasse", que subisse na viatura, pois ela viria logo atrás. Se a ida foi difícil, a volta foi de um sacrifício indescritível.
Me recordo que diversas vezes quase desisti.
Estava tão cansado que o corpo não queria mais obedecer.
Tinha ânsia de vômito, a vista embaçava, as pernas ficaram " doces".
Mas olhávamos o sargento na frente, firme na cadência, estimulando que cantássemos o tempo todo e aquilo nos dava ânimo.
Os outros soldados também ali correndo firmes, um incentivando o outro, isso era um motivo forte para prosseguirmos adiante. Enfim enxergamos o quartel e logo após adentramos.
Os oficiais e praças estavam alinhados após o portão, perfilaram-se e prestaram continência à tropa (neste momento parece que todas as nossas baterias recarregaram-se instantaneamente).
Depois, entramos em forma e nosso comandante, Ten Edvino Jung falou conosco:
 - Vocês hoje tiveram a oportunidade se provar para si próprios, que quando imaginamos estar no limite de nossas forças, ainda conseguimos tirar de nós energias capazes de muitas realizações.
Aprenderam que a persistência, a perseverança, o espírito de equipe, o exemplo da liderança, são capazes de gerar um espírito gerador de força, de coragem e de energia de superação que até vocês próprios desconheciam.
Este aprendizado de hoje servirá como exemplo para vocês pelo resto de suas vidas.
Parabéns a todos.
Depois do "fora de forma" tomamos um bom banho, descansamos o resto do dia orgulhosos e felizes. Hoje, 35 anos depois, compartilho esta lição que jamais me esquecerei.

(A.C.Arruda)

O PERFECCIONISMO


É comum à algumas pessoas a obstinação pelo "acertar sempre", não errar nunca.
Esta obstinação pelo perfeccionismo gera frustração porque é impossível para o ser humano deixar de errar.
Só não erra quem não faz, quem não parte para a ação, quem não se mobiliza em prol do exercício da atividade. Errar é inevitável, não temos como fugir disso.
O que precisamos é evitar a repetição do erro, nosso empenho precisa ser no sentido de que aprendamos com ele e possamos acertar da próxima vez.
Desta forma, se estamos empenhados firmemente no propósito de acertar e o erro acontece, não podemos nos esmorecer, desanimar ou perder a motivação para prosseguir.
Sigamos adiante, alavancado pela nossa vontade imbatível de prosseguir sempre, motivados pelos acertos.
O erro faz parte do aprendizado.
O aprendizado faz parte da nossa jornada evolutiva.

(Viajante Transcendental)

TEMPOS MODERNOS


A busca desenfreada pela satisfação da matėria, pelos bens materiais, pelo acúmulo de posses, ė a maior causa da depressão, da frustração e das doenças emocionais que castigam a humanidade. Nunca estamos satisfeitos com o que temos e o quanto temos.
Mesmo que nos baste o que temos, se o outro tem algo mais ou melhor, isso já é o suficiente para que nos sintamos menores, porque não temos também.
O mundo moderno acaba potencializando esta situação.
Estimulando um consumismo feroz e produzindo bens descartáveis, que com uma velocidade impressionante se tornam obsoletos da noite para o dia, as pessoas se escravizam a um capitalismo que cada vez faz mais vítimas.
As consequências são terríveis.
Nunca se consumiu tantos "tarjas pretas" na história da humanidade, como se consome na atualidade. Consultórios de profissionais da psicologia estão lotados de "doentes da alma", que buscam lenitivo para sair deste círculo vicioso.
À cada dia surge uma denominação religiosa nova, que com a chamada " Teologia da Prosperidade" enchem seus suntuosos templos revestidos em ouro para estimular ainda mais a busca pela matéria. Olvidam a palavra do mestre da Galiléia e seus exemplos de humildade e caridade.
Estimulam a ostentação, o orgulho, a vaidade e arregimentam multidões de profitentes.
E assim caminha a humanidade.
Os seres humanos arrastam-se vergados sob o peso da matéria, com os olhos fixos no chão, olhando para os próprios pės e lamentam o tempo todo por não enxergarem os céus.
Nos esquecemos que quando este corpo se for para a sepultura, nada que acumulamos de bens materiais será levado conosco.
As únicas riquezas que permanecerão vivas no nosso ser serão: a sabedoria, o conhecimento e o merecimento adquirido através das nossas boas ações.
E não nos será perguntado qual foi nosso credo religioso, mas sim: - Quantas lágrimas enxugastes?. Que possamos refletir sobre estes pontos e iniciar hoje mesmo nossa busca pelos valores e as riquezas do espírito, pois estas serão as únicas que permanecerão quando partirmos para a verdadeira Pátria Espiritual.

(Pirilampo)

SOMOS SEMEADORES


Todos somos semeadores.
Nossa principal missão é utilizar o terreno que nos é oferecido diuturnamente, para a sagrada missão de semear.
Na semeadura encontraremos terrenos férteis que anseiam pela semente vicejante de energia, ansiosa por brotar.
Mais além, encontramos terras estéreis, necessitadas de complementos fertilizantes, para que consigam abrigar com aconchego a sementinha nasciturna fazendo-a desabrochar para a vida. Encontraremos, ainda, terrenos arenosos e empedrados, onde nem a prática da adubação nos permitirá lograr êxito na semeadura.
Nestes casos, teremos que nos desdobrar em esforços extras, contribuindo na retirada do solo infértil e substituindo-o por terra boa e nutrida, antes de lançarmos as sementes ao chão.
A semente é nossa.
A responsabilidade do plantio é nossa.
Cuidar da lavoura para que os brotos surjam e vinguem, também é tarefa nossa.
O resultado da nossa semeadura dependerá da qualidade da nossa semente e do solo que a recebeu. Não nos esqueçamos, entretanto, de que o plantio é livre, mas a colheita é obrigatória.
Que sementes temos plantado ao longo da nossa existência ?
Que terrenos estão sendo utilizados para a semeadura?
Somos semeadores.
Nossa missão é e será sempre semear.
Não nos esqueçamos disso.

(Pirilampo)

A ESTRADA FÁCIL


Conta-se que um indivíduo caminhava tranquilamente por uma estrada por ele desconhecida, quando esta se bifurcou.
Ele ficou na dúvida por qual delas deveria seguir.
Atentou então para o detalhe de que a da direita estava limpa, sem obstáculos, e até onde ele enxergava (uma curva distante), não havia nada que o desestimulasse a prosseguir por ali.
Prestando mais atenção viu uma pequena placa na lateral, quase que escondida entre as moitas, que dizia:
"Este não é o melhor caminho".
Resolveu, então olhar para o outro lado.
A opção da esquerda não lhe parecia muito boa.
Estrada esburacada, repleta de pedras.
As laterais tomadas por mato, espinhos e galhos pontiagudos.
Mais na frente ele já enxergava um rio, cuja ponte era apenas um tronco de árvore apoiado nas margens.
Não teve dúvidas, optou pela da direita e seguiu, caminhando longo trecho sem nenhuma dificuldade, até que horas depois chegou a um precipício intransponível.
Frustrado teve que retornar até àquela bifurcação e seguir pela estrada feia e esburacada, que após o dobro do tempo de caminhada, enfim o levou até o destino almejado.
Assim é a nossa vida.
Muitas das vezes, na ânsia de chegar logo até onde desejamos, optamos pelo caminho que nos parece mais fácil.
Nossa pressa em chegar mais cedo nos leva até mesmo a ignorar os alertas que recebemos. Insistimos em avançar pelos caminhos por onde nos desaconselharam a seguir.
Até o momento em que descobrimos nossa opção errada e somos obrigados a retornar e seguir pelo caminho mais difícil, porém acertado.
Se tínhamos pressa antes, nossa invigilância e nossa inconseqüência nos fez retardar ainda mais a caminhada.
Por isso Cristo nos alertou sobre a "porta estreita" citada como nosso caminho para a redenção. Estejamos atentos aos nossos caminhos, para que não sejamos engolidos pelo abismo da nossa arrogância.

(Pirilampo)

JULHO

A semana de trabalho se encerra.
O mês de julho se acaba.
Mês de agosto batendo à porta.
O cenário político e econômico mostra uma temida crise acontecendo.
A ansiedade aumenta e o temor pelo pior ocupa a mente das pessoas...
É este o estado de espírito e o padrão mental de milhões de indivíduos que acabaram de abrir os olhos (físicos) para mais um dia no plano carnal.
A pergunta ė:
Quantos de nós, diante desta situação, nos lembraremos e teremos a iniciativa de começar o dia em prece?
Quantos de nós contribuiremos, no dia de hoje, para minimizar o estado de pessimismo e derrotismo que impera neste momento?
Quantos de nós nos esforçaremos para quebrar a corrente do ódio e da revolta.
E....quantos de nós, enfim, assumiremos o compromisso, nem que seja somente por hoje, de VIBRAR POSITIVAMENTE pelo nosso país, pelo nosso planeta e por nós mesmos?
Mergulhados na "Macro Esfera" da vida e susceptíveis às más inclinações e aos estados doentios da alma, quantos de nós reagiremos e sairemos deste padrão vibratório nefasto e buscaremos o sorriso, a gentileza, a paciência, a tolerância, a FĖ?
Aí está o nosso desafio para hoje.

(Pirilampo)

AGOSTO


Emplacando agosto com fé, alegria no coração, entusiasmo nas ações e otimismo no pensamento. Viver é uma bênção. Cada dia uma nova oportunidade de aprendizado.
Os problemas estimulam nossa perseverança, e nos servem para refletirmos sobre nossa evolução. Assim, tenhamos um excelente dia, uma abençoada semana e que nos esforcemos para ser instrumentos de PAZ por onde quer que passemos.
Que Deus esteja conosco!

(Viajante Transcendental)

CAUSA E EFEITO


As leis de "Causa e Efeito" e da "Ação e Reação" regem nossas vidas, lembrando-nos de que o "plantio ė livre, mas a colheita ė obrigatória".
Entretanto, não existe o que chamamos de " determinismo".
Nossas práticas e posturas desajustadas podem, sim, ser corrigidas e as contas acertadas, desde que nos empenhemos na prática do bem e na disseminação do AMOR. O AMOR reúne forças capazes de mudar o mundo e a essência dos seres.
Basta que o coloquemos em prática.

(Pirilampo)

O SONO


Quando dormimos, os laços que prendem o espírito ao corpo são afrouxados.
Gozamos, então, momentaneamente, de uma liberdade, de uma leveza que é própria do espírito quando no estado de erraticidade.
Nesta situação não estamos sujeitos às leis da gravidade.
Não sofremos as limitações que nos são impostas pelo corpo carnal.
Neste estado, visitamos companheiros espirituais, almas afins, somos levados para vivenciarmos processos de aprendizado.
Mas também somos atraídos para regiões trevosas e companhias espirituais carentes de evolução. Tudo isso depende das nossas afinidades morais, pois semelhante atrai semelhante.
É comum, quando voltamos ao corpo físico (no momento em que acordamos), sentirmos que preferiríamos continuar dormindo, pois voltar ao "escafandro carnal" nos limita a liberdade e nossa lucidez.
Assim, se damos o nome de "morte" ao processo de desligamento do corpo físico, isso significa que diariamente, ao dormirmos, temos uma pequena amostra do que somos nós no processo de erraticidade (quando desencarnados).
Ou seja, nossa verdadeira pátria é a pátria espiritual.
Estamos aqui de passagem e nossa permanência aqui é muito breve. Saibamos aproveitar cada segundo da nossa permanência neste planeta, contribuindo para a PAZ, para a alegria, para o entendimento.
Que possamos contribuir para que seja criada em torno de nós uma atmosfera de otimismo, alimentando pensamentos de progresso, de união, de tolerância e de amor.
Expulsemos de nossas mentes e de nossos corações o sentimento de derrotismo, de pessimismo, de revolta e ódio.
Seremos nós mesmos os primeiros beneficiados e espalharemos este benefício à todos que nos rodeiam.
Desafio difícil, ė fato! Mas se fosse fácil, onde estaria o aprendizado?

(Pirilampo)

A PRÁTICA DO BEM


Ontem assisti uma palestra onde o expositor (Espírita) nos relatou uma experiência interessante. Relatou que era proprietário de uma pequena lanchonete às margens de uma movimentada avenida em Belo Horizonte.
Sua especialidade era vender pão de queijo.
Contou que era comum sobrar alguns pãezinhos de um dia para o outro e que nas adjacências do seu estabelecimento comercial circulavam muitos moradores de ruas e principalmente menores, na sua maioria infratores.
Assim, frequentemente distribuía entre aqueles, os pãezinhos amanhecidos, que embora ainda estivessem bons, ele preferia não colocá-los à venda.
E assim o fez por anos seguidos.
De certa feita, um filho seu adolescente (que o ajudava no bar) ao sair de uma festa nos arredores, caminhava para casa, quando foi abordado por um grupo de menores.
Estes, em tom ameaçador e armados com pedaços de pau e estiletes, exigiram dele a entrega do boné, da jaqueta e do par de tênis, além do celular e do relógio.
O garoto, assustado, começa a se desfazer dos objetos, entregando-os aos menores, quando um deles olha bem em seu rosto e diz. - Pessoal, pode devolver tudo para ele. Ele é o filho do "dono do pão de queijo".
Devolveram tudo e ainda pediram desculpas ao garoto.
Moral da história.
Façamos o bem, SEMPRE. E tenhamos certeza que os primeiros beneficiados seremos nós mesmos. Excelente sexta-feira para todos.
Muita PAZ, SAÚDE, HARMONIA!

(A.C.Arruda)

FÉ RACIOCINADA


Fé inquebrantável é somente aquela capaz de encarar a realidade e a razão, frente à frente.
É aquela que aproxima você do próximo e não os afasta por preconceito.
É aquela que, ao invés de se preocupar em arregimentar profitentes, se preocupa em sensibilizar os corações para a prática do bem.
É aquela que nos direciona para os valores espirituais, as conquistas morais, o crescimento das nossas virtudes.
Fé inquebrantável precisa do combustível das boas obras, da caridade, do AMOR.
Afinal, foi o próprio Cristo que nos disse:
"Meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem".

(A.C.Arruda)

DIA DOS PAIS


Neste domingo de agosto em que se comemora o Dia dos País, muitos estarão tristes, envolvidos num clima de introspecção, pensativos e sensíveis às lágrimas, uma vez que o pai querido não se encontra mais neste Plano. Isso é natural, afinal a saudade é um sentimento inevitável e doloroso.
É perfeitamente compreensível sentirmos falta daqueles que já retornaram para a Pátria Espiritual.
No entanto, devemos evitar a frase com o verbo PERDER. "Perdi meu pai", " Perdi minha mãe", são frases que não correspondem à realidade espiritual.
NINGUÉM PERDE NINGUÉM!
Nossa essência, nossa individualidade, nossa consciência, está no espírito.
E quando descartamos está indumentária material, PERMANECEMOS VIVOS.
Nossos entes queridos, nossos amigos que já partiram para o Plano Espiritual, na verdade continuam conosco, porque os Planos se interpenetram. Interagem conosco, se aproximam de nós e compartilham do nosso estado de espírito.
Se ficamos tristes, eles ficam tristes também, se nos alegramos, desfrutam da nossa alegria.
Assim, se você hoje está com saudade do seu querido pai que já retornou à verdadeira pátria, procure um lugar tranquilo, faça uma prece por ele.
Mentalize situações alegres vividas com ele. Abrace-o em pensamento, sorria com ele, dê risadas com ele, procure trazer à sua mente somente pensamentos de alegria.
E esteja certo, ele viverá isso com você.
Sentirá essas vibrações e ficará feliz.
Lembremo-nos que o AMOR tem tamanha força, que é capaz de nos manter juntos mesmo que estejamos separados, em Planos diferentes da vida.
Assim, FELIZ DIA DOS PAIS aos pais encarnados e também aos pais desencarnados (nunca mortos pois a morte não existe!)

(Pirilampo)

INVERNO


Manhã fria depois de uma noite em que a temperatura caiu bastante.
Se você está se levantando agora e saindo debaixo do seu cobertor quentinho e confortável, lembre-se de que muitos dos nossos irmãos passaram a noite nas ruas e não conseguiram sequer dormir, pois o frio não deixou.
Neste inverno, aqueça seu coração, doe um agasalho.

(A.C.Arruda)

A VIDA E SUAS LIÇÕES


Nas relações interpessoais nem sempre recebemos por parte daqueles que nos rodeiam e a quem amamos, a recíproca que almejamos.
Nem sempre o amor que devotamos volta em forma de amor.
Nem sempre a dedicação que oferecemos volta em forma de reconhecimento.
Nem sempre a atenção volta em forma de simpatia.
No entanto, o amor incondicional ainda é a melhor solução, o melhor remédio para todas as mazelas deste planeta.
O amor incondicional foi o maior exemplo deixado por Cristo, e é somente através dele que atingiremos as esferas superiores da evolução.
Assim, se na nossa jornada vivenciamos alguma situação onde temos a impressão de que entes queridos estão agindo com ingratidão.
Se sofremos porque estamos amando e não percebemos a atitude recíproca, exercitemos o amor incondicional.
Isso não significa que devemos nos entregar de forma passiva e dependente à quem quer que seja, anulando o nosso eu.
Significa apenas que o nosso amor incondicional resultará em vibrações positivas, na prece sincera e no sincero desejo de que o outro tenha o melhor e seja feliz.
O tempo se incumbirá de fazer o restante do trabalho e nossa consciência terá paz ao buscar o travesseiro.

(Pirilampo)