segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

SOMOS INSTRUMENTOS DAS BENESSES DIVINAS

Todos nós somos instrumentos potenciais na disseminação da paz e do equilíbrio.

Todos nós temos a capacidade de contribuir para que, ao nosso redor, reine a serenidade e a concórdia.

Todos nós temos latente em nossa essência a semente do amor e da compaixão.

O que impede  muitas das vezes esta semente de germinar, é a sombra do nosso orgulho, a secura da nossa indiferença e o terreno infértil da nossa arrogância.

Quando descobrimos a alegria de doar e a felicidade do compartilhar, nos transformamos em instrumentos da benesse divina e os primeiros beneficiados seremos nós mesmos.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

CHICO E O ATEU

De certa feita, Chico Xavier encontrava-se em viagem no interior de Minas Gerais, quando o ônibus parou em um ponto de apoio.

Desceu e foi até o balcão para fazer um lanche e logo foi abordado por um grupo de pessoas que o reconheceram e queriam falar com ele.

Dentre aquelas pessoas que se aproximaram, estava um senhor de meia idade que o abordou com a seguinte pergunta:

"- Chico, sou ateu. 
Não acredito em nada disso que vocês espíritas professam. 
Nem em Deus, nem em espíritos, nem no céu, nem em plano espiritual.
Para mim morreu acabou. 
Apenas levo  a minha vida de acordo com meus próprios princípios. 
Sou honesto, trabalhador, não faço mal a ninguém e sempre que posso dedico-me a auxiliar o próximo.
O que você acha disso?"

O Chico, sorridente e amável se dirige àquele homem e responde:

"-Meu irmão, parabéns! 
Você está muito melhor do que nós, pois pratica a verdadeira caridade. 
Pratica o bem de forma totalmente desinteressada e sem nenhuma expectativa de recompensa.
Nós  temos muito a aprender com você."

Como se vê, não ė o rótulo religioso que nos faz melhor ou pior, mas nossa postura diante da vida e nossas ações voltadas para o bem.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A INVEJA

Existe uma música do cancioneiro popular da década de 1970,  que diz o seguinte em um dos seus trechos:
" ..é que o homem às vezes se sente mais realizado, se ao invés de dar parabéns, ele fala coitado."

E esta é uma dura realidade, pois no nosso íntimo, mesmo que não admitamos, ainda registramos o resquício nefasto de um sentimento terrível chamado inveja.

Podemos estar bem, com a saúde boa, profissionalmente realizado, feliz com as relações de ordem sentimental, sem maiores problemas e levando uma vida equilibrada.

Mas... Basta observarmos que alguém do nosso círculo de relacionamentos comprou um carro novo, adquiriu uma casa na praia ou fez uma viagem fantástica ao exterior, justamente para aquele lugar que tanto gostaríamos de ir, que lá no nosso íntimo a gente esquece de tudo o que tem e passa a desejar o que o outro tem.

E para disfarçar este sentimento menos nobre, criamos um nome com o objetivo de atenuar seu peso, chamamos de "inveja branca".

Inveja é inveja. Se temos pouca ou muita, se é branca ou de qualquer outra cor, sempre será inveja e este sentimento jamais nos proporcionará nada de bom. Ao contrário, trará uma energia ruim e pesada e sentimentos que poderão se desdobrar em outras consequências, comprometendo nossa atmosfera mental e nossa qualidade de vida.

Vivamos a nossa vida, a nossa realidade.
Deixemos de lado os sentimentos que sabemos que em nada contribuirão para nosso avanço na busca do essencial.

E nos alegremos com o que temos e somos.
Assim ficará mais fácil ser feliz.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

SOMOS COMO UM LIVRO

O ser humano, enquanto caminha na sua jornada rumo à evolução vive cercado de paradoxos.

Almeja o futuro, traçando planos e fantasiando situações pelas quais deseja passar.

Mergulha no passado, alimentando nostalgias dos bons momentos vividos e sempre acha que "antigamente era melhor".

E quanto ao presente, reclama  das dificuldades e dos desafios pelos quais vivencia, torcendo para que o futuro chegue logo.

Quando o futuro torna-se presente, desenha uma nova expectativa de futuro, negligencia o momento presente  e já começa a ter saudades e nostalgias do passado (que até ontem era presente).

E assim, neste círculo vicioso e repetitivo, o ser humano nunca está satisfeito.

Há de se considerar que na vida somos  como um grande livro.

O passado são as páginas já escritas, o presente estamos escrevendo hoje e o futuro são as páginas em branco que ainda escreveremos.

Mas somente seremos completos, integrais, quando o livro estiver terminado atém sua última página.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O HOJE E O AMANHÅ

É da natureza humana um  inconformismo que impulsiona  o indivíduo na busca de ter mais conforto, melhores condições de vida, condições mais equilibradas financeiramente falando.

No entanto, este sentimento não deve extrapolar o limite da razão e do bom senso, pois se assim for, gerará cenários torturantes de ansiedades e apreensões.

É comum ao ser encarnado buscar posições hierárquicas mais elevadas e títulos de destaque na sociedade onde vive, entretanto, não é aconselhável que este anseio se transforme e obsessão, comprometendo o equilíbrio e a ponderação.

É natural que se tenha planos para o futuro  e louvável que se restabeleça metas e objetivos para todos os aspectos da nossa vida.

No entanto, não se pode olvidar que o melhor momento para exercermos nossas habilidades na busca do que nos é essencial é o hoje e o agora.

Devemos sim, pensar no futuro, mas viver sempre com foco no presente, contentando-nos com o que temos e buscando ser melhor em virtudes.

O amanhã nada mais será, do que o resultado do que plantarmos hoje.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O PODER DAS PALAVRAS

No terreno das conversações, olvidamos que nossas palavras são portadoras de energias potentes que atingem implacavelmente os interlocutores que compartilham conosco os cenários de nossa jornada.

Assim, necessitamos de comedimento na utilização desta capacidade de influência junto aos que nos cercam.

Palavras que remetem ao pessimismo e ao desânimo, com certeza desarticularão esforços de irmãos nossos, que lutam com afinco para reconduzir-se em favor do equilíbrio.

Comentários ácidos e críticas mordazes, se reverterão em setas que atingirão corações sensíveis ao nosso derredor, contribuindo para alimentar sentimentos de melancolia e retraimento.

Imprecações levianas resultarão em energias nefastas, contaminando todo o ambiente e repercutindo  em graves consequências para o comprometimento do padrão vibratório do espaço por onde transitas.

Assim, exercitemos o comedimento e o bom senso nas nossas conversações.

Utilizemos a nossa boca como veículo de equilíbrio e serenidade, verbalizando palavras de otimismo, esperança, fé e amor.

E não nos esqueçamos nunca, que quando falamos, somos os primeiros a ouvir nossa própria voz e portanto, os primeiros a sermos influenciados pela carga energética do poder das palavras.

                                                                                           Pirilampo

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

PAIXÕES HUMANAS

As paixões humanas, desenfreadas e inconsequentes, atuam como uma lava em chamas recém eclodidas de um vulcão e de maneira impiedosa fazem sucumbir nossos propósitos na busca do essencial.

Hábitos não recomendáveis e práticas desaconselháveis se incorporam gradativamente ao nosso cotidiano, transformando-se em vícios arraigados no nosso ser, exigindo extremados esforços quando tentamos extirpá-los.

Posturas equivocadas pautadas no orgulho e na soberba maculam nossa essência, permitindo que o egotismo tome conta da nossa personalidade, e nos tornamos frios e calculistas.

À guisa de defendermos nossa própria integridade, costumeiramente passamos ao largo dos irmãos menosprezados que vivem às ruas , ignorando a penúria e o desespero alheio que não nos atinge  o terreno da comiseração.

E assim caminhamos às voltas com nossas imperfeições, cometendo os mesmos equívocos do passado, ratificando nossos deslizes e potencializando nosso egocentrismo.

Para nos tirar deste círculo vicioso que muitas vezes duram séculos, só existem dois caminhos, ou nos sensibilizamos pelo AMOR, ou a vida se incumbe de nos conduzir compulsoriamente ao bem, através da DOR.

A opção é pessoal. Cabe à cada um de nós optar pelo caminho a seguir.

Nada impedirá nossa marcha implacável na busca do aprendizado, nem que para isso precisemos ser empurrados pelas vicissitudes libertadoras do sofrimento.

Estejamos atentos às nossas atitudes e ao que estamos plantando, porque a colheita, esta será obrigatória.

                                                                                                      Pirilampo




terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

PRAZERES EFÊMEROS

Os prazeres efêmeros voltados  exclusivamente à satisfação da matéria, geralmente são intensos.

Entretanto sua intensidade dura exatamente o pouco tempo em que é desfrutado, deixando em seguida um vazio, uma melancolia, um sentimento de que algo ficou faltando.

Este sentimento é natural e compreensível, visto que a matéria é apenas o acessório. Nossa essência está no espírito.

Desta forma, precisamos também buscar aquilo que alimenta e alegra a essência, pois o sentimento de alegria permanecerá na nossa alma.

Vivemos tão envoltos nas artificialidade do cotidiano que frequentemente nos esquecemos disso.

Somos espíritos temporariamente mergulhados na matėria, assim a prioridade sempre deverá ser da nossa essência imortal.

Reflitamos sobre isso.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

AS AMIZADES

Ė comum ao ser humano encarnado estabelecer elos de amizades cuja afinidade e a troca de energias chega  até mesmo a superar os laços da consangüinidade.

Amizades que duram décadas e superam o tempo e a distância. Permanece firme, forte e calorosa nåo obstante a ausência física.

Frequentemente se diz os amigos são os parentes que pudemos escolher, mas na verdade é muito mais que isso.

As afinidades não são gratuitas, são oriundas de laços da grande família espiritual, que transcende a matéria e as relações enquanto encarnados.

Não são encontros e sim reencontros de almas afins que já vivenciaram experiências juntas em outros planos e outros tempos.

Embora na condição de encarnados, não consigamos nos recordar destes episódios, eles ficam registrados na essência do nosso espírito e por isso sentimos de forma tão intensa e marcante  a alegria do reencontro.

Assim, precisamos valorizar e cultivar as amizades sinceras, pois na verdade, "amigos são sim nossos parentes, dentro do grande  contexto da nossa família espiritual que transcende o tempo, o espaço e atė mesmo os dois planos (material e espiritual)".


                                                 Pirilampo


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

FAMÍLIA

A família é o mais importante laboratório onde se processa a essência dos nossos sentimentos.

É o local onde a "solução paciência" é colocada para reagir com o "ácido da intolerância".

É o ambiente onde o " sal da ingratidão " é submetido ao contato com o "mel da resignação".

É o tubo de ensaio onde o "amargor da intemperança" é colocado para reagir com a "doçura do equilíbrio".

É neste laboratório que se processam os fenômenos e reações que alteram e modificam a essência do nosso espírito.

Desta forma, por mais difíceis que sejam nossas experiências em família, não olvidemos que as reações deste laboratório terão sempre por objetivo aprimorar nossa essência.

Nossa postura de aceitação à este processo, em muito contribuirá para que alcancemos a fórmula adequada ao nosso equilíbrio.


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

ANSIEDADE

O estado de desconforto provocado pela ansiedade acomete uma grande parcela da humanidade.

Vivemos uma época  de  vida acelerada que exige de nós intensos esforços na luta pela sobrevivência.

A tentativa de fazer tudo ao mesmo tempo e obter resultados à curto prazo é uma constante.

Como isso nem sempre é possível, é comum a ansiedade e não rara a frustração.

A melhor forma  para que consigamos manter o equilíbrio e não enveredarmos por este caminho é a reflexão à luz da razão.

A consciência de que não somos infalíveis.

A aceitação de que o perfeccionismo não é qualidade, e sim um defeito que precisamos corrigir.

A realidade de que nossas forças e o nosso tempo são recursos limitados e que não temos como mudar isso.

São reflexões necessárias para que consigamos levar adiante nossas vidas sem sermos devorados pela chama da ansiedade.

Nossa saúde física e mental estará diretamente relacionada à forma forma com que conduzirmos nosso tempo e nossas forças.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

ANDANDO EM CÍRCULOS

Caminhava um andarilho por uma estrada longa e deserta, quando avistou à sua frente um outro caminheiro na direção contrária.

Parou e perguntou ao mesmo se de onde este viera, existia algo que realmente justificasse que ele prosseguisse naquela direção, pois caminhava há dias e nada de interessante encontrara.

Animou-se quando foi informado que encontraria um belo rio com cachoeiras e lindos pontos de água tranqüila para se banhar.

Ficou ainda mais empolgado quando aquele desconhecido o informou que existia também às margens do rio, um pomar com frutas diversas e deliciosas e um vale com paisagens de tirar o fôlego.

Com essa expectativa, aquele andarilho animou-se, voltaram suas energias, os olhos brilharam de vibração e ele seguiu adiante despedindo-se do irmão de estrada.

Caminhou por três longos dias e nada encontrou. Suas provisões já estavam se esgotando e o desânimo tomava conta do seu espírito, quando avistou ao longe, alguém vindo em sua direção.

Para sua surpresa, era a mesma pessoa. Parou e fez a mesma pergunta e teve as mesmas respostas daquele indivíduo que o tratou como se nunca tivessem se encontrado.

Percebeu então que andava em círculos, pois aquela estrada não o levaria a lugar nenhum e aquele indivíduo era um louco.

Assim é nossa vida.
Quando ficamos perdidos, andando em círculos com nossas indefinições, muitas das vezes perdemos a noção da razão e damos ouvidos aos tolos, marcando passo no mesmo lugar, e não chegamos a lugar algum.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

MENSAGEM E MENSAGEIRO

Espíritos imperfeitos em um planeta imperfeito, é natural que estejamos envoltos em imperfeições de toda ordem.

Isso, entretanto, não exclui nossa possibilidade (e responsabilidade) de trabalharmos contribuindo para a correção de erros e  deslizes, quando os mesmos ocorrem à nossa volta.

Também nos mostra que o outro, nosso próximo, mesmo sendo imperfeito e cometendo erros, também tem o direito de nos dirigir orientações e críticas construtivas, quando erramos.

O que precisamos é desenvolver o sentimento de humildade para admitir que  o que importa é a mensagem, mesmo aquelas vindas de mensageiros cujo  nosso julgamento entende não ser digno de atenção.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

PERSEVERANÇA NA BUSCA DO ESSENCIAL

É certo que sempre terei de conviver com irmãos que pensam diferente de mim.
No entanto, o meu dever é aceitá-los e compreendê-los, pois não sou o dono da verdade.

É natural que companheiros de jornada ajam diferente de mim e tenham posturas que e às vezes me desagradam.
No entanto, minha tolerância precisa ser exercitada, no sentido de não julgá-los, mas aceitá-los com humildade.

É inevitável que no cotidiano, nem sempre as coisas caminhem da forma que almejo e julgo ser a adequada para minha existência.
Entretanto, a paciência, a ponderação e a resignação devem ser sempre minhas parceiras na recondução da minha vida, quando isso vier acontecer.

É comum errarmos no transcorrer de nossa jornada, fraquejando nos pontos mais vulneráveis das nossas imperfeições.
No entanto,  faz-se necessário erguer a cabeça para novo recomeço, com persistência,  para nova tentativa de acerto.

A dinâmica da vida exige de nós perseverança e disciplina na busca do essencial.
Desânimo e lamentações nada contribuirão neste processo.
Quando o infortúnio ou a contrariedade nos visitarem, jogando-nos ao chão, sigamos a orientação de Jesus ao paralítico:
"Levanta-te e  anda"

                                                Pirilampo