terça-feira, 31 de maio de 2016

O CRER E O SABER

De certa feita, conversando com um amigo pastor da Igreja Adventista, muito amigo meu, falávamos sobre a eternidade.

Na visão deste meu respeitável amigo, as almas, após a morte do corpo, passariam a um estado similar ao "sono", aguardando a volta de Cristo, o Juízo Final.

Comentei com ele sobre nossa visão, à luz do Espiritismo.
Ele me ouviu com respeito e atenção e depois, ao final, comentou bem humorado.

- Na verdade estamos falando de " crenças", porque nunca ninguém voltou aqui para nos contar como de fato é e como de fato funcionam as coisas depois da morte.

Imediatamente respondi com convicção ao pastor:

- Meu amigo, engano seu.
Muitos, milhares, incontáveis espíritos já se manifestaram de uma forma ou de outra em todo o planeta, dizendo "estamos vivos", "a morte não existe", "continuamos a ser o que éramos, nada mudou na nossa essência".
No entanto, a humanidade ainda reluta em aceitar, em acreditar, em absorver as revelações oriundas do Plano Espiritual.

E ele me perguntou (desta vez sério).
- Você realmente acredita nisso?

No que eu respondi:
- Não, meu amigo, eu não acredito, eu SEI!

Trago a reflexão para cada um de nós, profitentes da Fé Raciocinada.

Com tantas evidências que diuturnamente nos batem às portas, será possível ainda termos dúvidas desta realidade inconteste?

Se ainda as temos, está faltando para nós a necessária  e indispensável dedicação ao estudo.

Somente conhecendo a verdade é que ela terá o poder de nos libertar.  Precisamos buscá-la com afinco.






segunda-feira, 30 de maio de 2016

DESISTIR, NUNCA!

Meu anseio de ajudar pode sofrer a decepção da ingratidão, mas jamais devo deixar de ajudar mesmo sendo assim.

Minha ânsia de crescer pode resultar em tropeços e quedas, mas devo me levantar sempre e tentar novamente, quantas vezes for necessário.

Meu propósito de reforma íntima pode se deparar com obstáculos aparentemente intransponíveis, porém nunca desistirei de tentar.

Minha predisposição à prática do bem e à disseminação do amor, certamente se deparará com situações que comprometerão meu estímulo e minhas forças, mas jamais me entregarei ao desânimo.

É assim, lutando contra tudo aquilo que me ameaça desvirtuar do caminho, seguirei confiante, pois sei que nesta jornada nunca estarei sozinho.

Jamais me esquivarei de estender a mão ao que vem atrás e ficarei meus olhos aos que vão na frente.

Desta forma é certo que chegarei ao meu almejado destino.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

RESPEITO À FÉ ALHEIA

Ter uma religião, professar uma fé, seguir uma doutrina religiosa e praticar suas diretrizes tem sido a tábua de salvação para muitos de nós, como mecanismos de controle das nossas más tendências.

O "freio da religião" tem sido necessário ao longo dos séculos, para conter os ímpetos exaltados dos seres encarnados, envoltos ainda nos vėus da imaturidade espiritual.

Sacramentos, rituais e doutrinas castradoras ainda se fazem presente no planeta e para muitos dos nossos irmãos esta é ainda a única forma de conseguir que a disciplina se instale nas suas posturas diante da vida.

Cada qual vive seu momento de evolução e o terreno da crença é muito pessoal, terreno íntimo de cada um.

Nós, que já conhecemos a doutrina libertadora de consciências.

Que já temos o discernimento necessário para praticar a fé raciocinada.

Que  já nos livramos da necessidade dos cultos exteriores e das práticas sacramentais.

Temos a grande responsabilidade de compreender, aceitar e respeitar os irmãos de jornada que ainda valorizam estas práticas nas religiões que professam.

Certamente já passamos por isso e foi importante para o nosso aprendizado.

Assim, respeitar a crença alheia e manter comedimento quando  fizermos comentários sobre outras religiões, também é uma forma de praticar a caridade e disciplinar nossa postura diante dos irmãos de jornada.

terça-feira, 24 de maio de 2016

ESTENDER A MÃO AO PRÓXIMO

Ser indiferente com a dor e os  problemas alheios é um sinal de egoísmo muio grave.

Doença que tem acometido a humanidade em proporções preocupantes, esta prática leva ao endurecimento do coração e à insensibilidade da alma.

Tornou-se comum nos dias atuais os transeuntes se depararem com irmãos dormindo nas calçadas, quase pisando sobre eles e sequer direcionar aos mesmos um olhar de compaixão.

Tornou-se prática nas conduções, os passageiros ocuparem indevidamente os bancos reservados aos idosos e simplesmente ignorarem a presença de um dos mesmos, recusando-se a ceder o lugar.

Vagas reservadas a deficientes são inescrupulosamente utilizadas por quem não faz jus ao direito, sem a menor preocupação ou mesmo vergonha.

A gentileza, o respeito ao próximo, a cordialidade e a educação estão sendo sufocadas pelo egoísmo, pelo egoísmo e pela desamor.

Sinais explícitos de involução, o ser humano somente alçará seu vôo rumo ao crescimento espiritual quando perceber que não está sozinho nesta caminhada e estender a mão ao próximo na prática da caridade.


sexta-feira, 20 de maio de 2016

VIVER SOB A ÓTICA DE QUE SOMOS ESPÍRITOS IMORTAIS

Não obstante a conscientização que a maioria de nós já temos, de que somos espíritos imortais e que a vida prossegue após o decesso do corpo físico, falta ainda no ser humano uma percepção mais ampla do isso significa no contexto de ser "imortal".

Conhecer e entender a necessidade das vidas sucessivas no nosso processo evolutivo é muito importante e necessário.

Mais importante, porém, é absorver estes princípios, aplicando-os na correção de nossa postura diante da vida e dos que nos cercam.

Atitudes que contrariam os princípios de probidade ou que resultam no prejuízo a outrem, estarão registradas no nosso "dossiê de vida" e responderemos por estas práticas.

A lei de ação e reação é implacável, não temos como fugir do "retorno" das nossas práticas.

Desta forma, se mesmo conhecendo os princípios que regem e dinâmica desta lei  ainda persistimos no engodo do erro, é fácil constatar que não estamos "plantando dias melhores" quer seja nessa, que seja em reencarnações futuras.

Viver a vida sob a ótica de que somos espíritos imortais e que a presente encarnação é somente um capítulo da nossa vida. 
Que responderemos por tudo o que fizermos e colheremos tudo o que plantamos.

Com está ótica certamente estaremos trabalhando para nosso processo de aperfeiçoamento na busca do essencial.


quinta-feira, 19 de maio de 2016

VIVER O HOJE

O presente, o passado e o futuro.
Embora estejamos posicionados no presente, no  instante em que lemos esta frase, podemos dizer que "vivemos o tempo todo transitando entre passado, presente e o futuro".

Nossa mente viaja o tempo todo por entre estes tempos e não raro nos causa sofrimentos.

Quando permanecemos muito tempo no passado, potencializamos sentimentos de nostalgia (que nem sempre são bons), relembramos cenários que nos trazem saudades (e isso nem sempre nos faz bem) e deixamos de viver o presente (este sim, verdadeiramente importante).

Quando nos preocupamos demasiadamente com o futuro, alimentamos ansiedades e inseguranças, introjetamos fantasias, desenhamos cenários muitas das vezes assustadores para nossa existência (que não temos nenhum certeza que ocorrerão) e deixamos de viver o presente (este sim, verdadeiramente importante).

Focar nossas ações hoje, buscar a reprimenda de nossos desajustes hoje, trabalhar nossa reforma íntima hoje, praticar a caridade hoje e fazer crescer em nós as virtudes que almejamos hoje.

O passado já cumpriu seu papel nas nossas vidas e o futuro será o resultado do que plantarmos hoje.

Vivamos, portanto, cada minuto na sua essência, lembrando que é somente no hoje que que temos a oportunidade de transformação de nossas vidas na busca do essencial.


quarta-feira, 18 de maio de 2016

CONSTRUÇÃO DA NOSSA CASA ÍNTIMA

O aspecto mais desafiador para o espírito, quando da sua experiência na matéria, é o desafio em vencer as tendências para as práticas equivocadas.

Muitas delas não nos remetem necessariamente à prática do mal, não resultam em prejuízos graves ao próximo ou à nós mesmos, não tem um peso de gravidade que consideramos digno de direcionarmos esforços no sentido de corrigi-las. Outras, ao contrário, são consideradas graves e dignas de correção imediata.

A ausência da  percepção de necessidade de correção, faz com que insistamos nas prática destes deslizes,  não obstante o passar dos dias e nos sentimos frustrados quando nos damos conta disso.

Podemos exemplificar nesta lista de tendências equivocadas, por exemplo, a maledicência, a mentira, as posturas intempestivas, os pequenos hábitos que acabaram se tornando vícios (e nos incomodam).

Nesta lista, podem entrar ainda, a cobiça, a inveja, o desprezo e a indiferença com os problemas dos que compartilham conosco a jornada.

O orgulho e a soberba, os excessos das mais diversas ordens e a obstinação pela matéria completam este quadro, fazendo-nos vítimas de nós mesmos.

A melhor receita para lutarmos contra as imperfeições e práticas que tanto nos incomoda, será, sem dúvida, a prática da caridade e o exercício da paciência junto àqueles mais necessitados que nos circundam.

O tijolo da reforma da nossa "casa íntima" chama-se amor e a argamassa que fixará estes tijolos tem o nome de caridade.

Lancemos mãos do tijolo e da argamassa e comecemos a construção hoje, agora.

Necessitamos desta casa para nosso processo de crescimento e evolução.


terça-feira, 17 de maio de 2016

O QUE É VIDA?

O que nós seres humanos conceituamos como VIDA, nada mais é do que um minúsculo fragmento do que a vida realmente é.

Definimos como vida, o curtíssimo espaço de tempo quem que transitamos pela matéria, mas vida é muito mais do que isso, pois como seres eternos, espíritos milenares que somos, tivemos inúmeras oportunidades de ocupar um corpo físico, no entanto, nossa vida jamais se interrompeu.

Nos intervalos em que permanecemos no Plano Espiritual aguardando nova oportunidade reencarnatória e nos submetendo às experiências e ensinamentos necessários ao nosso aprendizado, continuamos vivos, pois a vida transcende aquilo que chamamos de morte.

Desta forma, com os conhecimentos advindos da Terceira Revelação, podemos afirmar que  "o Espiritismo matou a morte", ao nos mostrar de forma inequívoca que a vida não nasce no berço e não termina no túmulo.

O que nasce no berço e termina no túmulo é apenas o acessório transitório do corpo material, necessário às nossas experiências enquanto atrelados à matéria. 

No sentido mais amplo, podemos dizer que VIDA, na verdade é a soma de todas as experiências como encarnados e também como desencarnados. 

E jamais podemos olvidar que ela é ETERNA.

A vida é eterna, nossa essência jamais morre. 
Nossa individualidade está no espírito e não no corpo que volta ao pó após cumprir seu papel em prol do nosso aprendizado.´

Precisamos "sair da caixa" desta conceituação míope e limitada que interpreta "a parte como se fosse o todo".

Somente assim novos horizontes de descortinarão à nossa existência e estaremos dando o primeiro passo para a conscientização de que somos "seres integrais" que transitamos pelo cosmos na busca da nossa perfeição.

Estamos aqui de passagem e o que chamamos VIDA, é apenas mais uma experiência da VIDA NA SUA ESSÊNCIA.


segunda-feira, 16 de maio de 2016

ALEGRIA - UMA QUESTÃO DE POSTURA DIANTE DA VIDA

É certo que vivendo a experiência da reencarnação em um planeta classificado na escala evolutiva como de "Provas e Expiações", não nos será possível desfrutar de um estado de felicidade absoluta.

Na condição de espíritos imperfeitos, nossa missão é buscar o conhecimento, a evolução e procurar corrigir nossos desacertos do passado, com a prática do bem e a disseminação das boas obras.

Entretanto, embora não consigamos desfrutar da felicidade absoluta, é perfeitamente possível para nós, vivenciarmos momentos de intenso prazer e alegria no nosso viver, bastando que para isso aprendamos a valorizar os momentos felizes.

A presença de amigos e familiares queridos, a prática de um hobby, as conversações prazerosas com pessoas que amamos, a prática de um serviço voluntário.

Até mesmo nossas atividades profissionais, que muitas das vezes são sinônimos de esforço e stress, podem resultar em alegrias e realizações, isso só depende de nossa postura e da forma que enxergamos nossas responsabilidades.

Enfrentemos com alegria e otimismo cada desafio. Tenhamos fé em nós próprios e na Providência Divina.

Assim as coisas ficarão mais fáceis para nós é a alegria frequentará nosso cotidiano com maior frequência.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

A ÁRVORE DOS BONS FRUTOS

Quando nos propusermos  à causa do bem e nos enveredarmos pelo caminho da reforma íntima e da busca do essencial estejamos  preparados.

Não alimentemos a esperança de que nossa postura agradará a todos.

Não nos iludamos com a expectativa de que seremos compreendidos pelos que nos rodeiam.

Mesmo no círculo menor do nosso relacionamento familiar, é possível que encontremos adversários gratuitos à nossa causa.

Quando isso ocorrer,  recorramos à prece sincera e devotada e sejamos perseverantes no nosso ideal, lembrando sempre que as árvores que produzem os melhores frutos são as que mais sofrem com as pedradas alheias.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Cada vez mais o ser humano está se conscientizando de que é um ser integral.

Assim, toma  a consciência de que  energia condensada, toma a forma material e constitui seu corpo físico, e este corpo retorna à sua constituição primitiva após a morte.

Isso é fato. É desta forma que acontece inexoravelmente com todos os seres viventes.

Permanecendo vivo mesmo sem o corpo, nossa essência espiritual, sede da nossa individualidade e inteligênca, ainda dispõe de um corpo fluídico, assim mantemos nossa forma tangível.

No entanto, aquele corpo que descartamos, nos segundos que se sucedem ao nosso desenlace, ainda possui muitos órgãos em condições de serem aproveitados, utilizados em favor de irmãos nossos em sofrimento.

Nosso orgulho, nosso egoísmo e nossa insensibilidade tem desperdiçado milhares destes órgãos diariamente, enquanto nossos irmãos sofrem nas filas de transplante.

O problema, enquanto distante de nós não nos sensibiliza, isso só ocorre quando acontece com um parente ou alguém próximo.

Assim, órgãos perfeitos vão para as sepulturas todos os dias e todos os dias irmãos nossos aguardam ansiosos alguém que pratique a caridade da doação.

Reflitamos sobre este tema, buscando a nossa conscientização diante deste ato de CARIDADE tão sublime.

Doação de órgãos é doação de amor.

Doação de órgãos ė praticar a caridade até mesmo no último momento da nossa experiência na carne.

E isso é sublime!

quarta-feira, 11 de maio de 2016

EXISTE SOMENTE UM ESPIRITISMO

Sou Espírita !
É comum, ao afirmamos nossa crença, recebermos de volta perguntas como:

 - Você é Espírita  de "Mesa Branca" ou de "Terreiro" ?
 - De que "linha" você é?
 - Você é  Espírita Kardecista?

Ou então, o seguinte comentário:

- Que legal, somos da mesma religião, só que sou de Umbanda (ou Candomblé).

Nestes momentos, é nosso dever esclarecer com respeito e cordialidade que só existe um Espiritismo.

Que a Doutrina codificada por Allan Kardec e revelada com a publicação de " O Livro dos Espíritos" em 1857 na França  recebeu este nome "Espiritismo" como um "termo novo para designar uma nova doutrina", pois a palavra sequer existia.

Esclareçamos sempre que diferentemente das demais religiões, na Doutrina Espírita não há rituais, cerimoniais de iniciação, sacramentos, imagens, paramentos nem vestimentas especiais, símbolos nem corpo clerical.

Esclareçamos ainda que respeitamos profundamente todas as demais crenças, mas que não temos nenhuma ligação com as que praticam rituais, sejam eles quais forem.

É ainda importante esclarecer que nenhum Centro Espírita adota práticas de consultas espirituais para atender frivolidades ou questões banais e que jamais será cobrado um centavo de quem quer que seja por qualquer tipo de atendimento que receber na Casa Espírita.

Portanto, todo aquele que se identifica como Espírita para explorar a boa fé alheia com adivinhações, previsões de futuro e promessas de realização de desejos, na verdade está deturpando o uso do termo, pois isso contraria todos os fundamentos da nossa Doutrina.

Estejamos atentos e esclareçamos sempre.









terça-feira, 10 de maio de 2016

SOMOS IMORTAIS

O espírito, o princípio inteligente do universo, que agrega nossa essência, nossa individualidade, é imortal.

Somos portanto, imortais. Todos nós.

Indiferente de raça ou credo.
Indiferente da forma que interpretamos este fato.
Indiferente da maneira que acreditamos ser depois de descartado o corpo físico.

A verdade inconteste e absoluta é que somos imortais.

Isso, por si só, já deveria transformar profundamente nossa postura diante da vida.

As dificuldades e os desafios do dia a dia na matéria são temporários, passarão um dia.

Tudo é fase e tudo passa.

Valorizar demasiadamente os bens materiais que aqui deixaremos, alimentar mágoas e melindres, ressentimentos e dissenções somente dificultarão nossa caminhada, criando empecilhos ao nosso crescimento.

Somos espíritos imortais e estamos de passagem neste planeta.

Aqui está a realidade da qual não podemos nos esquivar.

Deixemos de lado as fantasias e vivamos a nossa essência, buscando o essencial para nosso processo de purificação.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Poder da Oração - Efeito Isaias


Dr. Masaru Emoto - A mensagem da água


Física quântica, o experimento da fenda dupla e a consciência


NOVO DIA

Os ruídos dos carros na avenida,  a claridade do sol entrando pela janela, o canto dos pássaros nas árvores em derredor anunciam que um novo dia se inicia.

Ainda meio atordoado, abro os olhos.
Com o corpo ainda parcialmente adormecido, os sentidos retornam um a um.

Em uma fração de segundo já estou enxergando, ouvindo, sentindo os aromas da manhã, tateando o travesseiro, e me levanto.

Algumas cenas desconexas ainda permanecem em minha mente, oriundas das experiências que tive no plano espiritual enquanto meu corpo descansava, mas não me lembro claramente delas.

Com aquela relutância peculiar que nos acomete todas as vezes que precisamos deixar a cama quentinha e confortável, inicio  a rotina de um novo dia e de uma nova semana.

Agradeço ao Criador por mais uma página em branco no Livro da minha vida e peço Sua proteção e inspiração para que eu possa escrevê-la de forma adequada.

Reassumo os compromissos comigo mesmo de ser prudente, paciente, manso, tolerante e caridoso.

Reafirmo minha disposição de não entrar em contendas e não envenenar minh'alma, deixando-me contaminar pelo pessimismo, pelo derrotismo, pelo ódio e pelaa revolta.

Faço minha prece enquanto me  preparo para as lides diárias.

Este será um ótimo dia.

Tudo dará certo.

A alegria de viver está dentro de mim e nada deterá minha vontade resoluta de ser feliz hoje.

Bom dia. 

Mas bom dia mesmo!




domingo, 8 de maio de 2016

SEAREIROS DO BEM

Seareiros do bem.

Nada poderá nos desestimular ou comprometer nosso propósito sincero na Seara do Mestre.

Sejamos firmes e persistentes, pois nosso compromisso é com o a prática da caridade, não obstante as inevitáveis contrariedades.

Nada nem ninguém deverá comprometer nossos propósitos.

Seareiros do Bem não devem dar guarida à melindres  ou pretensas dificuldades para se esquivar da responsabilidade da tarefa.

Não olvidemos nunca que os maiores compromissados e necessitados das benesses divinas somos nós próprios.

Na posição dos que apóiam, somos nós os apoiados, no papel dos que assistem, somos nós os assistidos, na tarefa do auxílio, somos nós os auxiliados.

Podemos postergar nossa ação, mas implacavelmente seremos chamados a cumprir nossa parte.

Se os melindres hoje nos afastam da abençoada tarefa no bem, o amanhã se incumbirá de nos trazer de volta.

Se não for por AMOR, será pela DOR.

A escolha será sempre nossa.

Com votos de PAZ e LUZ.

Do irmão de sempre


Pirilampo

sexta-feira, 6 de maio de 2016

VÍCIOS

Nada escraviza mais o ser humano do que os vícios aos quais ele se entrega.

Enraizados no âmago do nosso ser, os vícios da alma são os que mais nos penalizam, pois muitas das vezes são sequer assumidos ou reconhecidos por nós.

Na raiz de todos os demais vícios, o orgulho dispara posturas que potencializa a intemperança, a prepotência, a arrogância, o autoritarismo e a inclemência.

E os vícios da alma se desdobram nos levando ao egocentrismo, nos distanciando dos companheiros de jornada.

Importante lembrar que a essência da nossa personalidade nos acompanhará no alėm-túmulo e se não nos empenharmos para corrigir nossas inclinações menos elevadas, estas continuarão nos vitimando mesmo após o nosso desencarne.

Substituir os prazeres efêmeros da matéria por ocupações  elevadas no terreno da espiritualidade, ocupando nossa mente com pensamentos e atitudes positivas, é uma postura que nos auxilia nesta empreita.

O ponto de partida é admitir que temos este ou aquele vício, reconhecer que ele nos prejudica e envidar com disciplina os esforços para extirpá-lo de nossas vidas.

O benefício virá com a mesma intensidade do nosso  propósito na corrigenda.

O momento da nossa reforma íntima é agora.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

O GRANDE TEATRO CÓSMICO

No grande palco da vida somos atores convidados a desempenhar os mais diversificadas papéis.

Neste "Teatro Cósmico" trocam-se os cenários.

Alteram-se os roteiros.

Barganham-se os figurinos.

Diversificam-se os papéis.

Entretanto, os participantes desta trupe são sempre os mesmos revezando-se na representação dos personagens.

À cada novo ato, novas experiências, novas trocas de vivências, novos compartilhamentos, novas oportunidades de ajustes.

Assim é o grande complexo de salas que compõem o gigantesco  teatro chamado "Universo".

Em uma dessas salas chamada "Terra', somos os atuais atores a representar, cada um de nós nosso papel nesta peça chamada "Vida Presente".

O cenário está perfeitamente adequado, os atores que contracenam conosco foram especialmente escolhidos e já são nossos velhos conhecidos de outros espetáculos, os papéis já foram definidos.

Que possamos, portanto, desempenhar bem nosso papel, pois novas temporadas estão programadas em outros palcos neste grande " Teatro Cósmico".


quarta-feira, 4 de maio de 2016

O "SER" E O "ESTAR"

Precisamos   avançar na nossa percepção de que somos seres cósmicos.

Para isso há necessidade de "sairmos da caixa" do nosso orgulho ingênuo e enxergarmos além do horizonte.

Este processo de consciência desperta somente se instalará em nós quando eliminarmos nossas equivocadas pretensões.

A pretensão de que somos mais importantes do que os outros.

A pretensão de que nosso cargo ou profissão é superior às demais ocupações.

A pretensão de que nosso poder aquisitivo privilegiado nos torna melhores que nossos irmãos menos favorecidos.

A pretensão de que nossa religião é a "única que salva".

As ilusórias pretensões alimentam a soberba, o orgulho, a vaidade e nos fazem mergulhar no abismo do nosso egocentrismo, fechando para nós as portas da nossa reforma íntima.

Lembremo-nos que é preciso conjugar o verbo correto na condução da nossa jornada.

Não nos iludamos imaginando que "somos ricos", "somos importantes", "somos influentes" ou "somos poderosos".

Substituamos o " ser" pelo "estar", pois apenas somos ou temos de fato aquilo que conquistamos na essência das nossas virtudes.

Apenas isso levaremos conosco quando esta carcaça se desgastar e retornar ao pó.

No momento em que despertarmos na Pátria Espiritual, os títulos, as posses, a fama e as honrarias da matéria serão apenas lembranças do tempo em que tivemos mergulhados no abismo das ilusórias pretensões.




terça-feira, 3 de maio de 2016

A RÃ E A SERPENTE

Caminhando por uma estrada deserta, eis que um caminheiro se depara com uma cena inusitada.

Uma pequena rã encontrava-se paralisada diante de uma serpente.

Aterrorizada, não conseguia sequer movimentar-se para ao menos tentar se esquivar da ameaça do seu predador.

A serpente, esta preparava-se para o dar o bote certeiro e fatal no pequeno animal,  quando aquele caminheiro deu um grito e bateu com os pés no chão.

Com este movimento, a serpente desviou o olhar em direção ao ruído e esta fração de segundo foi  suficiente para que a rãzinha saltasse rapidamente para o meio do mato, fugindo da morte certa.

Aquele homem, feliz por ter salvo a rãzinha, deu continuidade à sua caminhada, deixando que a serpente também seguisse seu destino.

Que lições podemos tirar desta pequena história?

A serpente, que normalmente personifica a maldade e a inclemência, apenas buscava seu alimento para a própria subsistência, não pode ser considerada a vilã da história.

A rãzinha, que seria certamente devorada pela serpente, com certeza descuidou-se da sua atenção nas suas andanças por ali e quase caiu nas presas do predador por invigilância.

O caminheiro, alheio à todo este cenário, apenas estava no momento certo e no lugar certo (para a rãzinha), mas para a serpente foi um intruso que acabou atrapalhando sua refeição.

Assim também é a vida e assim também ocorre com todos nós.

Ora assumimos o papel da rãzinha incauta, que por negligência acaba se entregando às vulnerabilidades da caminhada e quase perecemos.

Outras vezes assumimos o papel da serpente, apenas na espreita da fraqueza alheia para darmos o bote.

Em outras, vestimos o personagem do caminheiro e interrompemos um fluxo natural da vida, favorecendo aquele lado com o qual nos simpatizamos.

Necessário entender, como jornadeiros do tempo e do espaço, que a vida segue seu rumo e cada qual tem seu papel neste grande teatro.

Seguirmos nossa jornada, procurando fazer evoluir nossas virtudes e minimizar nossas imperfeições, contribuindo sempre que necessário para a prática do bem e a disseminação da concórdia, sem julgarmos a postura de quem quer que seja.

Esta é a receita do bem viver e da busca do essencial.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

MANHÃ DE BÊNÇÃOS

Após uma noite fria abro meus olhos para um novo dia.

Encontro também a me esperar, uma nova semana.

E então me dou conta de que se inicia também um novo mês.

Percebo ainda que o presente ano já avança no seu quinto mês.

Saio debaixo das cobertas e encontro um chuveiro quentinho à minha disposição.

Roupas confortáveis me protegerão do frio e o cafezinho já começa a cheirar na cozinha.

Daqui a pouco irei para oo meu trabalho.

Quantas bênçãos!

O dia, a semana, o novo mês a me ofertarem novas oportunidades de trabalho e aprendizado.

Minha casa, minha cama, o chuveiro quente, o agasalho, o alimento abençoado.

E a alegria de ter um trabalho que me permite sustentar a minha família.

Quantos irmãos, neste momento, não dariam tudo para ter nem que fosse apenas uma dessas benesses?

Por isso abro meus olhos e agradeço à ti, Senhor da Vida.

E assumo o compromisso de que neste dia que se inicia farei tudo para merecer a sua misericórdia, sua bondade e seu amor.

É o mínimo que posso fazer para mostrar minha gratidão por tantas bênçãos é praticando a caridade.