segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

PAIXÕES HUMANAS

As paixões humanas, desenfreadas e inconsequentes, atuam como uma lava em chamas recém eclodidas de um vulcão e de maneira impiedosa fazem sucumbir nossos propósitos na busca do essencial.

Hábitos não recomendáveis e práticas desaconselháveis se incorporam gradativamente ao nosso cotidiano, transformando-se em vícios arraigados no nosso ser, exigindo extremados esforços quando tentamos extirpá-los.

Posturas equivocadas pautadas no orgulho e na soberba maculam nossa essência, permitindo que o egotismo tome conta da nossa personalidade, e nos tornamos frios e calculistas.

À guisa de defendermos nossa própria integridade, costumeiramente passamos ao largo dos irmãos menosprezados que vivem às ruas , ignorando a penúria e o desespero alheio que não nos atinge  o terreno da comiseração.

E assim caminhamos às voltas com nossas imperfeições, cometendo os mesmos equívocos do passado, ratificando nossos deslizes e potencializando nosso egocentrismo.

Para nos tirar deste círculo vicioso que muitas vezes duram séculos, só existem dois caminhos, ou nos sensibilizamos pelo AMOR, ou a vida se incumbe de nos conduzir compulsoriamente ao bem, através da DOR.

A opção é pessoal. Cabe à cada um de nós optar pelo caminho a seguir.

Nada impedirá nossa marcha implacável na busca do aprendizado, nem que para isso precisemos ser empurrados pelas vicissitudes libertadoras do sofrimento.

Estejamos atentos às nossas atitudes e ao que estamos plantando, porque a colheita, esta será obrigatória.

                                                                                                      Pirilampo




Um comentário:

  1. um FELIZ ANIVERSÁRIO INÊS...Que esse dia seja como o de ontem e de amanhã na busca da sabedoria do viver bem sem humilhar ninguém. Beijinhos.

    ResponderExcluir