A dor é inevitável, mas o sofrimento, este é opcional.
Todos nó já ouvimos esta conhecida frase e já a repetimos certamente mais de uma vez.
Entretanto será que já exercitamos a nossa compreensão no sentido de captar a profundidade desta afirmativa?
Nosso primeiro impulso é retrucar: - Como assim "opcional" ? Se dói eu sofro, isso é inevitável !
Está nossa pronta reação se dará porque imediatamente associaremos a questão à dor física, pensaremos somente na dor do ferimento ou da moléstia do corpo.
Não olvidemos, entretanto, que somos seres integrais e quando falamos em dor, o conceito extrapola a dor meramente física.
Vale até salientar que na verdade as dores que mais vitimizam o ser humano não säo as dores físicas, mas as dores da alma, incrustadas no âmago do nosso ser, por conta da nossa postura equivocada diante dos episódios da vida.
O sofrimento pode ser sim opcional, mas este processo, para ser possível, necessitará de um grande empenho da nossa parte no sentido da busca do conhecimento.
Necessitará que mergulhemos no nosso próprio íntimo, na busca do entendimento, da compreensão, da reforma íntima e da busca da verdade que liberta.
Exigirá de nós a força (por nós muitas vezes desconhecida) da VONTADE, aliada ao firme e disciplinado propósito do ESFORÇO.
E nossa maior MOTIVAÇÃO para seguirmos adiante, firmes neste propósito, será sempre a nossa necessidade de seguirmos adiante na nossa jornada rumo à tão almejada EVOLUÇÃO.
Pirilampo
Nenhum comentário:
Postar um comentário