sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

SERES INTEGRAIS

Somos seres integrais.

Tudo está interligado: corpo, mente, energia, espírito.

Somente estaremos bem se houver um perfeito sincronismo e entrosamento entre estes centros de energia em movimento, que nos mantém equilibrados.

Desequilíbrios espirituais se refletem na nossa casa mental e geram energias nefastas que contribuem para desarranjos do corpo físico, pois este  acaba somatizando e atmosfera psíquica  em seu redor.

Por isso dizemos que não existem "doenças" e tão somente "doentes".

Nenhuma enfermidade se instala por si só em nenhum organismo, se não existir uma propensão particular do indivíduo, oriunda de outros fatores muitas das vezes desconsiderados pela ciência oficial por estarem fora da matéria.

Compromissos cármicos, posturas inconsequentes, pensamentos e sentimentos doentios mergulhados em mágoas, orgulhos, ódio e ressentimentos, ausência de gratidão e de ponderação nas atitudes. Tudo isso cria um padrão vibratório propenso a germinarem os miasmas que certamente resultarão em moléstias do corpo e da alma.

Assim, cabe a cada um de nós evitar de  cairmos nas malhas do engodo do orgulho, da vaidade, da prepotência, da arrogância e do azedume dos destemperos emocionais.

Se o fizermos, estaremos voltando o arco do sofrimento contra nós mesmos e as flechas da dor arremessadas encontrarão com certeza o alvo certo do nosso coração.



                                                                                            Pirilampo





quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

ANIVERSÁRIO

Anualmente comemoramos uma data importante nas nossas vidas.
O dia do nosso aniversário.

Na contagem cronológica do tempo, é apenas mais um dia comum à todos, mas não para nós.

Para nós é um dia especial, que nos recorda a data em que nascemos, em que recomeçamos nova jornada na matéria.

Neste dia é muito comum começarmos a refletir sobre o que fizemos até aqui, quanto tempo ainda nos resta de vida na carne, o que conseguimos de realizações no campo material.

Entretanto, a reflexão mais importante será sempre: " Quais são os valores espirituais, quais são as virtudes que consegui aprender? Quais foram as imperfeições que consegui eliminar? Neste ano que se fechou, avancei na minha reforma íntima?".

A vida neste planeta escola está repleta de lições diárias.

Cabe à cada um de nós sermos bons alunos.

Como está sendo nosso processo de aprendizado?

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

SOMOS AQUILO QUE PENSAMOS

Não posso!
Não consigo!
Não tenho forças para isso!

Constantemente nos surpreendentes com essas afirmativas diante dos problemas e das dificuldades do dia a dia.

Antes mesmos de tentarmos, já sinalizamos nossa deduzida incapacidade para enfrentar os desafios do cotidiano.

Esquecemo-nos de que nosso cérebro "leva a sėrio aquilo que afirmamos".

Se mentalizamos a impotência e a fraqueza, seremos fracos.

Se empreendemos esforços no sentindo de enfrentarmos as vicissitudes com coragem e abnegação, a força virá.

Sair da zona de conforto, enfrentar de frente as situações que requerem empenho e dedicação e acreditar em si mesmo, esta é a receita que nos torna sempre capazes.

A crença em nós mesmos, potencializada pela crença e a fé no Criador nos fará sempre fortes.

Pensemos nisso quando vier o nosso próximo desafio.

                                                    Pirilampo

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

REALIZAÇÕES E FRUSTRAÇÕES

A nossa trajetória por esta existência é permeada de situações inusitadas.

Traçamos um plano no terreno das relações sentimentais e não raro vemos nossos sonhos frustrados, potencializados por decisões equivocadas e caminhos desconhecidos,  por onde muitas das vezes enveredamos.

Estabelecemos  propósitos no campo profissional, direcionando nossas preferências por esta ou aquela profissão e nos deparamos com obstáculos que se interpõem entre nosso sonho e a (dura) realidade, jogando por terra todas nossas expectativas de realização naquele labor.

Desenhamos projetos de realizações no plano material, com o objetivo de proporcionar aos nossos entes queridos uma vida mais segura e confortável, e de repente percebemos que o tempo voou, anos se passaram e não conseguimos lograr êxito na maioria das nossas aspirações.

Em algum momento paramos e refletimos sobre os nossos sucessos e insucessos, e analisamos nossas realizações e  frustrações.

E revirando as páginas da nossa história, observamos que a vida tomara um rumo totalmente diferente do planejado, no entanto, surgiram variáveis e situações que nos direcionaram para outros cenários.

E analisando os cenários inusitados que se nos apresentaram, constatamos que muita coisa boa e positiva aconteceu, justamente porque o rumo da nossa vida foi alterado.

Percebemos que a vida acabou escrevendo para nós uma história muito diferente do enredo por nós imaginado, mas que as coisas se encaixaram, os dias transcorreram na normalidade das demais criaturas.

Tivemos dias tristes, dificuldades de toda ordem, angústias, melancolias e decepções.

Mas também tivemos dias muito alegres, euforia e realizações.

E é desta forma que a vida se desenrola.

Tudo tem um propósito, um motivo, uma razão.

E Deus, que está no comando de todas as coisas, nem sempre atende aos nossos pedidos, porque Ele sabe que o que estamos pedindo não será bom para nós.

Assim, tenhamos certeza de que vivemos no momento correto, no local adequado, com as pessoas certas e com todo o cenário mais apropriado para que possamos avançar no nosso processo evolutivo.

Somos seres em evolução. Nossa essência é espiritual e eterna.

Compreender a fugacidade da experiência na matéria será primordial para compreendermos e aceitarmos que quando as coisas não acontecem exatamente  do jeito que queremos, isso não significa necessariamente que falhamos, mas que foi necessário um aprendizado diferente para nós.


                                                                                Pirilampo





quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O PREÇO DA NOSSA INCONSEQUÊNCIA

No universo das superficialidades, flutuamos das demandas do cotidiano que invariavelmente ocupa nossa casa mental, absorvendo considerável  quantidade do nosso tônus vital, em coisas irrelevantes e que nada agregam de valor ao nosso aprendizado.

Aqui nos ocupamos com as fofocas sobre a vida íntima e pessoal deste ou daquele personagem famoso da TV, que foi flagrado em atitudes suspeitas ou posturas pouco recomendáveis.

Ali repercutimos inconsequentemente, acentuando doses de escárnio, os comentários que chegam até nós trazidos por mentes desocupadas, que se deleitam com os insucessos e infortúnios alheios.

Acolá multiplicamos  notícias alarmantes e sensacionalistas espalhando o pânico e a ansiedade, promovendo  estados de apreensão coletiva sem nenhuma responsabilidade sobre a veracidade dos fatos por nós relatados de forma tão inconsequente.

E assim desperdiçamos preciosos momentos da nossa existência, direcionando energias vitais tão preciosas, em ações e posturas que  gradativamente desagregam o nosso padrão vibratório, responsável pelo nosso equilíbrio psicológico e espiritual.

E ao final do dia, extenuados, ao buscar o travesseiro para nosso repouso diário, clamaremos ao Criador forças para seguir adiante na nossa jornada, sem nos dar conta que esta energia nos tem sido oferecida diariamente e nós, irresponsavelmente a desperdiçamos.

Até o dia em que a reserva de tônus vital a nós destinada se escasseia e sofremos as consequências em forma de desequilíbrios que resultam em moléstias físicas e espirituais.

Este é o preço da nossa inconsequência.


                                                                                          Pirilampo



quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

QUEIXAS E DÁDIVAS

É comum estabelecermos um peso de gravidade e sensibilidade aos nossos problemas superdimensionando-os e os considerando muito mais graves e complexos do que os problemas alheios.

Assim, reclamos que a comida está sem tempero e muitas das vezes fazemos deste fato um estopim que explode em desequilíbrios emocionais comprometendo o equilíbrio de todos que nos rodeiam no ambiente doméstico.

Esquecemos que à poucos quarteirões de nossa casa, com certeza existirá um irmão nosso revirando os lixos em busca de restos de comida muitas das vezes já em decomposição, com o objetivo de  aplacar a terrível fome que o martiriza.

Reclamamos que nosso colchão está duro, desconfortável e velho. 
Fazemos disso um drama e atribuímos à este fato o nosso mau humor do dia seguinte, porque supostamente não tivéramos uma boa noite de sono.

Olvidamos que nas calçadas, sobre as sujas e frias marquises, irmãos nossos tentam dormir diante de todos os riscos que os ameaçam. 

Deitados sobre farrapos malcheirosos, papelões úmidos, compartilhando o espaço com toda espécie de sujidades, clamam muitas das vezes, apenas por um pedaço de plástico que minimize o desconforto da chuva sobre seus corpos.

Registramos reiteradas queixas  com relação aos problemas que nos perturbam no nosso labor diário, repercutindo muitas das vezes em quadros de esgotamentos físicos e mentais.

Ignoramos, entretanto que neste exato momento, muitos pais de família estão entregues às lágrimas, prestes à explodir em desespero por não terem um centavo no bolso sequer para comprar o leite do filho já subnutrido, que chora e lamenta a dor insuportável da fome.

Assim, antes de reclamarmos  da condição em que atualmente vivemos e lamentarmos  com azedumes e revoltas diante dos  problemas que nos afligem, olhemos  em volta e enxergaremos uma multidão de famintos, estropiados, adoentados e solitários.

Não nos esqueçamos que todos são nossos irmãos de jornada que hoje enfrentam sofrimentos nunca por nós sequer imaginados.

É necessário que reflitamos e substituamos as lamentações vazias pelas ações efetivas na prática da caridade.

Tomemos a inciativa sublime de abrir nossos corações e estender as mãos ao próximo que clama pela nossa compaixão.

E agradeçamos incessantemente à Deus pelo privilégio de estar, neste momento,  na condição de contribuir com nossa generosidade com aqueles que necessitam. 

Desconhecemos o dia de amanhã e não temos nenhuma certeza de que no futuro, este papel não possa ser invertido e sejamos nós os necessitados, à mendigar um pedaço de pão.


                                                                                                Pirilampo





terça-feira, 19 de janeiro de 2016

VIVER O HOJE



Como espíritos eternos, nossa prioridade há de ser sempre a busca do crescimento das nossas virtudes.

Precisamos buscar o essencial na nossa vida, recordando-nos sempre que somos seres criados da luz e para a luz.

É necessário ter a consciência de que, como seres integrais, cujo corpo físico e a vida na matéria é apenas um momento dentro da eternidade, precisamos priorizar aquilo que permanece, que é a nossa essência espiritual.

A luta é árdua, sobretudo por conta das tentativas fracassadas no passado, onde sucumbimos à forças das más tendências.

As recordações dos equívocos do pretérito  ainda nos assombram, nos martirizam, e por vezes até nos assustam.

Entretanto, precisamos deixar o passado onde ele está (no passado) e viver um dia de cada vez, sempre renovando nossos propósitos de retomada da nossa jornada, desta vez por um caminho mais equilibrado e positivo.

Remoer o passado, revirar as cinzas enegrecidas que ainda restam do fogo das nossas paixões, não nos agregará nada de útil para a continuidade da caminhada.

Atentemos para o fato de que o HOJE é o único momento em que somos capazes de agir, interagir, refletir e mudar.

Mudemos hoje para sermos, no futuro, melhores do que fomos no passado.




sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

NOSSO PAPEL NO PALCO DA VIDA

A vida nos oferece episódios diários, onde os fatos repercutem em sentimentos, emoções, reações e aprendizados.

Cenários são desenhados à nossa volta, pessoas contracenam conosco à cada capítulo, que nunca é igual ao outro.

Cada dia é único e especial, jamais será vivido novamente.

E assim,  acumulamos ao longo da nossa jornada, as experiências que constroem nosso processo de crescimento e aprendizado.

O grande desafio é construir, somar, crescer em virtudes, ser melhor à cada dia.

O objetivo é atingir a evolução espiritual, é a aproximação da sublimidade do Criador.

No palco da nossa existência, o cenário para este novo dia já está preparado.

Representar bem nosso papel, esta será  a meta para hoje.

                                                                                                                          Pirilampo




quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

SER FELIZ

Ser feliz !

Se perguntarmos à qualquer pessoa o que mais almeja na vida, certamente a resposta será esta.

Todos queremos ser felizes !

No entanto, precisamos entender que ser feliz não exclui a possibilidade de convivermos com problemas.

Precisamos estar conscientes de que ser feliz e não ter problemas são duas coisas totalmente independentes uma da outra.

Podemos ter muitos problemas e manter no espírito a chama da alegria, da descontração, da amabilidade, da serenidade e da paz interior.

E podemos ter poucos problemas e apresentar uma postura equivocada diante da vida, onde destilamos raiva, ódio, revolta, amargura, pessimismo e tristeza.

Isso porque o sentimento de alegria, da felicidade, e da leveza no viver não está nas coisas exteriores.

A felicidade plena e absoluta jamais será realidade, na nossa atual condição de viventes deste planeta.

No entanto, temos a potencialidade para vivermos momentos de intenso contentamento e realizações, desde que consigamos enxergar  a grandeza de cada segundo que vivemos.

Precisamos exercitar nosso espírito para "curtir" intensamente as coisas simples, pequenas e importante.

O abraço sincero dos amigos.

O sorriso puro e franco de uma criança.

A beleza do amanhecer ou do pôr do sol.

O perfume de uma flor.

A poesia e a sonoridade de uma boa música.

O prazer de um diálogo descontraído com amigos e familiares.

As risadas gostosas que temperam o bom humor.

Tudo isso são "gotas" que se acumuladas no nosso cotidiano, nos leva a um estado de leveza existencial, a que chamamos "felicidade"

Se queremos ser felizes, precisamos plantar a semente da alegria.

A felicidade jamais virá de fora para dentro. 

Pelo contrário, nascerá sempre dentro de nós, para que a espalhemos com aqueles com os quais compartilhamos nossa existência.

E somente conseguiremos ser felizes se espiritualmente estivermos alimentados por este sentimento sublime e transcendental que nos fortalece e alimenta nossa alma.

À este sentimento damos o nome de Fé.

                                                                                     Pirilampo








quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

GRATIDÃO

Acordei!
Abri os olhos e enxerguei os meus rádios, os meus gatos, a paisagem lá fora.

Agucei meus ouvidos e ouvi os pássaros cantando alegremente nas árvores e o ruído dos carros passando na avenida.

Senti o cheiro de um delicioso café sendo preparado na cozinha e me deliciei com ele.

Levantei-me e pude caminhar até o chuveiro, onde um banho quentinho me esperava.

Vesti uma roupa limpinha e cheirosa, calcei uma confortável bota, e agora estou me preparando para ir ao trabalho com meu carro.

Quantas bênçãos nesta manhã !
Quantas dádivas divinas ao meu redor !
Recebo tanto do Criador que às vezes fico envergonhado em pedir algo à Ele.

Então, com  tanto a agradecer, o que me proponho neste dia que se inicia, é me esforçar para retribuir tantas bênçãos sendo paciente, caridoso, amável e compreensível com todos aqueles que me cercam.

Tentarei levar mensagens de otimismo, ânimo, perseverança e fé.

Tentarei hoje, ser melhor do que fui ontem.

Senhor, tentarei ser um INSTRUMENTO DA SUA PAZ!

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

NOSSA POSTURA

Deparei-me com irmão menos favorecido no sinal de trânsito.

Enquanto o sinal encontrava-se fechado, ele pedia uma moeda, um pedaço de pão, qualquer coisas para alimentar-se.

Eu estava ocupado demais no meu smartphone e nem tive tempo de dar atenção à ele.

 Infelizmente ele pediu e eu não pude atender.


Na fila do caixa do supermercado, uma senhora se aproximou de mim e me pediu que completasse o dinheiro para que ela conseguisse pagar a compra.

 Fez isso justamente no momento em que eu estava ao telefone tratando de um assunto importantíssimo.

Infelizmente ela pediu e eu não pude atender.

Um mendigo apertou a campainha de casa, justamente no momento daquela melhor cena da novela.

Vi que era uma pessoa pedindo alimento com uma lata às mãos.

Esperei terminar a novela para atendê-lo e quando fui até o portão, ele já tinha ido embora.

Infelizmente ele pediu e não pude atender.

Tocou o telefone e era uma instituição de caridade ligada a um hospital que trata de crianças com câncer.

Pediram donativo em dinheiro, justamente no final do mês. Eu não tinha recebido o pagamento ainda e fui obrigado a dizer não.

Infelizmente eles pediram e eu não pude atender.

À noite, recolhi-me para o merecido e necessário descanso.

Pedi à Deus que protegesse à mim e minha família.
Pedi paz, saúde, harmonia, prosperidade, proteção contra todos os perigos.

Pedi que o Pai me ajudasse na conquista de alguns bens materiais que tanto preciso.

Pedi pelos meus amigos, pedi pelo meu emprego e pedi à Ele a coragem e persistência necessária para seguir adiante na minha jornada.

Pedi e espero que Ele me atenda.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A PERSEVERANÇA

Assumi o propósito de não cometer mais determinados erros e sucumbi no primeiro dia, cometendo-os da mesma forma.

Registrei o compromisso de abolir algumas práticas e não tive a firmeza necessária para evitá-las na primeira hora após minha decisão.

Defini que eliminaria aqueles hábitos que não me favorecem nem me agregam valor e até hoje não fui capaz de levar a termo esta promessa.

Ao observar frustrado que falhei nas tentativas, julgo-me fraco e incapaz.

Este sentimento me leva ao desânimo de continuar tentando e acabo desistindo do meu processo de reforma íntima.

Este é o quadro comum observado com a maioria das criaturas.

Ao percebermos que fracassamos, vem o desalento e continuamos errando, com a desculpa de que somos fracos e ainda incapazes de superar nossas imperfeições.

Falta-nos a persistência necessária para recomeçarmos, o empenho para prosseguirmos,  a energia para avançarmos não obstante as dificuldades.

Esquecemos que o processo é lento e gradativo.

Erramos durante séculos, nas sucessivas reencarnações.

Não será em dias, semanas ou meses que corrigiremos.

O que importa é persistir.
O importante ė não desistir nunca.

Erramos hoje, vamos tentar acertar amanhã.

Fracassamos hoje, sejamos mais fortes amanhã.

Lamentar o fracasso não nos arremessará para frente, pelo contrário, retardará nossa jornada.

Somente conseguiremos avançar se olharmos para frente e para o alto e alimentarmos nosso espírito com a perseverança no bem.

Comecemos a retomada já.

A hora é agora!

                                                             Pirilampo









quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

CRESCER COM DUAS ASAS

O homem tem conseguido avançar de maneira extraordinária no progresso científico.

Tecnologias inimagináveis até há pouco tempo atrás,  hoje já estão incorporadas ao dia a dia até mesmo das pessoas mais simples.

Artefatos produzidos pelo homem com finalidade se pesquisas, cruzam o espaço  avançando pelo Cosmos e atingem distâncias gigantescas, extrapolando até mesmo nosso sistema solar.

Mecanismos  complexos  envolvendo robótica, cibernética e neuro ciência estão permitindo que tetraplégicos andem e mputados recuperem a movimentação de seus membros através de engenhosas próteses.

Experimentos com bombardeamento de ondas de baixa freqüência na ionosfera estão produzindo artificialmente fenômenos atmosféricos e climáticos, que embora ainda fora de controle, resultarão com certeza, no futuro, em benefícios para a humanidade.

Entretando, contracenando com todas as maravilhas da tecnologia, temos ainda no planeta a fome, a miséria e o sofrimento devido a falta de recursos básicos para a sobrevivência de milhões de pessoas neste planeta.

O homem fez desenvolver sua "asa do conhecimento", mas a outra asa, a do sentimento ainda encontra-se atrofiada e frágil.

Com apenas uma asa é impossível alçarmos  vôo rumo ao nosso objetivo maior, que é nossa evolução e por isso a humanidade ainda sofre tanto.

Cabe a cada um de nós refletir como estão nossas próprias asas e com disciplina, vontade e persistência, buscarmos desenvolver nossa " asa do sentimento" junto com a "asa do conhecimento".

Somente assim conseguiremos alçar nosso almejado vôo rumo à nossa perfeição.


                                                    Pirilampo



quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

REFORMA ÍNTIMA

Nos preciosos ensinamentos encontrados no Evangelho do Mestre Jesus, identificaremos numerosas passagens onde Ele nos alerta e orienta que sejamos misericordiosos.

Que perdoemos ao nosso próximo.

Que olvidemos as ofensas a nós dirigidas.

Que o amor, a compreensão, a tolerância e a mansidão estejam presentes na nossa vida e que sejamos instrumentos de paz.

E afirma ainda o mestre: " Meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem".

Há mais de dois mil anos estes ensinamentos são repercutidos e divulgados para a humanidade.

Centenas  de gerações tiveram e continuam tendo a oportunidade de ouvir estas recomendações do Mestre da Galiléia.

E nós que vivemos este momento na história da humanidade. Momento único e precioso na nossa jornada evolutiva, estamos nos esforçando para seguir estas orientações?

Quantos milhões de seres, ao longo destes dois mil anos desperdiçaram e simplesmente ignoraram as orientações do mestre?

Estamos nos somando à esta multidão ou já nos conscientizamos da importância da nossa reforma íntima para nosso processo evolutivo

Fica aqui está reflexão para o dia de hoje.

                                                      Pirilampo

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

SEMEANDO AS BENESSES PARA UM FELIZ ANO NOVO

Após a euforia das festas, estamos agora iniciando a primeira semana de atividades no Ano Novo que chegou.

O sentimento é de recomeço, o espírito é de renovação, o foco volta-se para as promessas e compromissos assumidos para o Ano Novo.

Compromisso de regrar a alimentação com vistas à manter a estética física.

Compromisso de praticar exercícios para manter a saúde.

Compromisso de ser mais prudente com as despesas, com o objetivo de fugir do endividamento e  iniciar uma poupança.

Compromisso de fazer um curso de línguas, terminar a faculdade,  iniciar uma pós graduação ou trocar o carro por um mais novo.

E assim, cada qual na sua área de interesse, as pessoas assumem compromissos e se propõem a ter disciplina para que os objetivos sejam atingidos.

No entanto, nota-se que a grande maioria desses compromissos e promessas restringem-se exclusivamente ao campo material

O ser humano está tão envolvido e apegado aos valores materiais, que neste importante momento de recomeço, acaba olvidando o mais importante, os valores de ordem espiritual.

Raramente se ouve dizer que fulano ou beltrano estabeleceu como meta para o ano novo, ser mais caridoso, paciente, compreensivo e afável.

Salvo raríssimas e honradas exceções, dificilmente se presencia alguém citar que começará o ano com firme propósito de buscar um trabalho voluntário em alguma obra social em apoio aos mais necessitados.

Será difícil encontrar alguém que terá como objetivo para o ano que se inicia, trabalhar para eliminar o orgulho, a prepotência, a arrogância e o azedume.

Assim todos querem o melhor para si, mas esquecem-se da importância de envidar esforços  no sentido de serem melhores para os outros.

A passagem do ano nada mais é que a contagem progressiva do tempo dentro de um sistema criado e estabelecido pelo homem para se organizar.

A mudança do calendário por si só não lhe trará qualquer tipo de renovação se você continuar mergulhado no mundo da egolatria, do egoísmo  e do engodo da pretensão.

A renovação precisa vir de dentro para fora, a transformação requer vontade, disciplina e perseverança consigo mesmo.

Somente desta forma estaremos sim, semeando as benesses  para um Feliz Ano Novo.

                                                                                                     Pirilampo