Após a euforia das festas, estamos agora iniciando a primeira semana de atividades no Ano Novo que chegou.
O sentimento é de recomeço, o espírito é de renovação, o foco volta-se para as promessas e compromissos assumidos para o Ano Novo.
Compromisso de regrar a alimentação com vistas à manter a estética física.
Compromisso de praticar exercícios para manter a saúde.
Compromisso de ser mais prudente com as despesas, com o objetivo de fugir do endividamento e iniciar uma poupança.
Compromisso de fazer um curso de línguas, terminar a faculdade, iniciar uma pós graduação ou trocar o carro por um mais novo.
E assim, cada qual na sua área de interesse, as pessoas assumem compromissos e se propõem a ter disciplina para que os objetivos sejam atingidos.
No entanto, nota-se que a grande maioria desses compromissos e promessas restringem-se exclusivamente ao campo material
O ser humano está tão envolvido e apegado aos valores materiais, que neste importante momento de recomeço, acaba olvidando o mais importante, os valores de ordem espiritual.
Raramente se ouve dizer que fulano ou beltrano estabeleceu como meta para o ano novo, ser mais caridoso, paciente, compreensivo e afável.
Salvo raríssimas e honradas exceções, dificilmente se presencia alguém citar que começará o ano com firme propósito de buscar um trabalho voluntário em alguma obra social em apoio aos mais necessitados.
Será difícil encontrar alguém que terá como objetivo para o ano que se inicia, trabalhar para eliminar o orgulho, a prepotência, a arrogância e o azedume.
Assim todos querem o melhor para si, mas esquecem-se da importância de envidar esforços no sentido de serem melhores para os outros.
A passagem do ano nada mais é que a contagem progressiva do tempo dentro de um sistema criado e estabelecido pelo homem para se organizar.
A mudança do calendário por si só não lhe trará qualquer tipo de renovação se você continuar mergulhado no mundo da egolatria, do egoísmo e do engodo da pretensão.
A renovação precisa vir de dentro para fora, a transformação requer vontade, disciplina e perseverança consigo mesmo.
Somente desta forma estaremos sim, semeando as benesses para um Feliz Ano Novo.
Pirilampo
Nenhum comentário:
Postar um comentário