quarta-feira, 11 de maio de 2016

EXISTE SOMENTE UM ESPIRITISMO

Sou Espírita !
É comum, ao afirmamos nossa crença, recebermos de volta perguntas como:

 - Você é Espírita  de "Mesa Branca" ou de "Terreiro" ?
 - De que "linha" você é?
 - Você é  Espírita Kardecista?

Ou então, o seguinte comentário:

- Que legal, somos da mesma religião, só que sou de Umbanda (ou Candomblé).

Nestes momentos, é nosso dever esclarecer com respeito e cordialidade que só existe um Espiritismo.

Que a Doutrina codificada por Allan Kardec e revelada com a publicação de " O Livro dos Espíritos" em 1857 na França  recebeu este nome "Espiritismo" como um "termo novo para designar uma nova doutrina", pois a palavra sequer existia.

Esclareçamos sempre que diferentemente das demais religiões, na Doutrina Espírita não há rituais, cerimoniais de iniciação, sacramentos, imagens, paramentos nem vestimentas especiais, símbolos nem corpo clerical.

Esclareçamos ainda que respeitamos profundamente todas as demais crenças, mas que não temos nenhuma ligação com as que praticam rituais, sejam eles quais forem.

É ainda importante esclarecer que nenhum Centro Espírita adota práticas de consultas espirituais para atender frivolidades ou questões banais e que jamais será cobrado um centavo de quem quer que seja por qualquer tipo de atendimento que receber na Casa Espírita.

Portanto, todo aquele que se identifica como Espírita para explorar a boa fé alheia com adivinhações, previsões de futuro e promessas de realização de desejos, na verdade está deturpando o uso do termo, pois isso contraria todos os fundamentos da nossa Doutrina.

Estejamos atentos e esclareçamos sempre.









Nenhum comentário:

Postar um comentário