segunda-feira, 25 de julho de 2016

A USINA DA ALEGRIA

Nenhum de nós, ao menos enquanto estivermos neste planeta de Provas e Expiações, experimentará a sensação da felicidade absoluta.

Este estado de espírito somente será conquistado quando tivermos percorrido todas as etapas da evolução e atingirmos a classe de Espíritos Puros, onde não mais sofreremos nenhuma influência da matéria. 
Nossa superioridade moral e intelectual será absoluta e então gozaremos de absoluta felicidade (questão nº 112,113 de O Livro dos Espíritos).

No entanto, isso não significa que mesmo na nossa condição de espíritos imperfeitos e endividados, jornadeando por um planeta também imperfeito, que não possamos desfrutar da felicidade relativa e compatível ao nosso estado evolutivo.

Aliás, jamais conseguiremos galgar os degraus da nossa evolução, se não buscarmos incansavelmente um estado de equilíbrio que nos permita alimentar nosso espírito com um sentimento "mágico" chamado ALEGRIA.

A alegria alimenta nosso corpo físico de hormônios que nos revitalizam, aproximam de nós as pessoas que nos rodeiam, gera simpatias e energias boas.

A alegria contribui para que nossas dificuldades sejam amenizadas, aliviam nosso fardo de obrigações, alivia nossas tensões e nos proporciona momentos de êxtase, onde experimentamos o doce gosto da tal almejada felicidade.

Mas alegria não vem de graça. 
Ela não vem de fora para dentro, é gerada no nosso interior, no espírito e se transcende para a matéria, iluminando nossas vidas.

Há de se considerar, entretanto, que esta "usina de alegria" é movimentada pelo combustível do otimismo, da tolerância, da paciência, do amor e da fé.

Se acrescentarmos à este combustível o aditivo da caridade, o efeito será fortemente potencializado, e viveremos um estado de espírito onde a sublimidade do nosso padrão vibratório nos permitirá viver em PAZ.

Há de se tomar cuidado, entretanto com os contaminantes que podem comprometer o funcionamento desta nossa tão importante "usina".

Raiva, ressentimentos, revoltas, azedumes e destemperos emocionais atingem diretamente os "centros geradores da alegria" neutralizando seus efeitos e gerando energias opostas, ocasionando sentimentos de tristeza e desolação.

Que alimentemos, nós próprios,  nossa usina da alegria, se queremos ser felizes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário